Porsche Cup acelera no Estoril na abertura da etapa de sprint

Os motores dos carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a funcionar no Estoril, para o primeiro dia de atividades da etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank. Em um dia consagrado a treinos extra e opcionais, os competidores da Carrera Cup e da Sprint Challenge tiveram duas sessões para acertar seus carros nos 4.182 metros da tradicional pista portuguesa. Os primeiros treinos foram no seco, mas a segunda atividade aconteceu após uma leve chuva, que exigiu o uso de pneus Michelin para o piso molhado.

Pela Carrera Cup, Marcal Muller liderou no seco e Christian Hahn na pista molhada. Na Challenge os líderes foram Claudio Reina e Miguel Caetano.

Esta é a quinta etapa do calendário e a quarta do campeonato de sprint, o certame de corridas curtas em que os competidores encaram corridas de 25 minutos mais uma volta.

Com o início da segunda metade da temporada, os pilotos sabem que uma jornada sólida no Estoril será importantíssima para suas pretensões de título.

Depois da passagem por Portugal, o campeonato de sprint terá mais duas etapas, ambas em Interlagos. A primeira acontece nos dias 24 e 25 de agosto, enquanto a segunda integra a programação do GP Brasil de F1 no primeiro fim de semana de novembro.

Por força do regulamento, nas duas últimas etapas da temporada são realizados dois treinos classificatórios. Consequentemente, a jornada de Estoril será a última com inversão do grid.

Como costuma acontecer na Porsche Cup, o quali do sábado define a ordem de largada das corridas de sábado. Após o pódio de cada corrida, os vencedores da Carrera Cup ou da Sprint Challenge sorteiam entre os número 6, 7 ou 8, determinando a respectiva inversão de grid para as provas do domingo.

Vencedor dos 300 Km do Estoril ao lado de Rubens Barrichello, Werner Neugebauer é o líder do campeonato, com 131 pontos. O gaúcho do carro #8 também é o piloto com mais vitórias na temporada até agora, com três. Marçal Müller, com 126, e Miguel Paludo, com 125, são seus principais perseguidores no campeonato. Além de Werner, Müller, Raijan Mascarello e Thiago Vivacqua completaram as outras corridas na primeira posição. Na Carrera Sport, a liderança é de Peter Ferter; enquanto na Rookie, Israel Salmen está em primeiro.

Pela Sprint Challenge, Miguel Mariotti assumiu a liderança do campeonato após a etapa de Interlagos, com 106 pontos. Ele está sete à frente de Antonella Bassani, atual campeã da categoria. Só os dois venceram corridas nesta temporada até agora. Sadak Leite é o terceiro, seguido por Célio Brasil e Caio Castro. Na Sprint Challenge Sport, a liderança é de Célio Brasil, e na Rookie, o jovem Caio Chaves segue em primeiro.

Os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a quarta etapa do campeonato de Sprint ao vivo no sábado e no domingo. O sportv mostra o VT das quatro corridas em horário alternativo na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília).

Lista de inscritos por ordem numérica*:
Carrera Cup:
#1. Alceu Feldmann
#3. Franco Giaffone
#7. Miguel Paludo
#8. Werner Neugebauer
#9. Edu Guedes (R)
#10. Thiago Vivacqua
#14. Carlos Campos (S)
#15. Leonardo Sanchez (R)
#17. Marcos Regadas (S)
#20. Pedro Aguiar
#22. Raijan Mascarello (S)
#24. Gustavo Zanon (R)
#25. Paulo Sousa (R)
#26. Christian Hahn
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello
#33. Bruno Campos (R)
#51. Israel Salmen (R)
#56. Peter Ferter (S)
#65. Diogo Ferrão (S)
#70. Lucas Salles
#74. Piero Cifali (R)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#84. Gustavo Farah (R)
#85. Eduardo Menossi (R)
#87. Nelson Monteiro (S)
#88. Georgios Frangulis (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#544. Marçal Muller
#888. Lineu Pires (S)
#911. Leandro Martins (S)
#992. José Maria Marreiros (S)
(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Challenge:
#1. Alceu Feldmann Neto (R)
#2. André Rosário
#3. Cristian Mohr
#7. Luiz Souza (S)
#9. Claudio Reina (R)
#21. Miguel Mariotti
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann (S)
#32. Matheus Roque (S)
#38. Eric Santos (R)
#44. Giuliano Bertuccelli (S)
#54. Caio Chaves (R)
#58. Claudio Simão (R)
#66. Sadak Leite
#71. SangHo Kim (S)
#72. Antonella Bassani
#82. Gerson Campos
#99. Wagner Pontes (R)
#100. Sebá Malucelli (S)
#139. Celio Brasil (S)
#166. Miguel Caetano (S)
#177. Lucas Locatelli (R)

(S) Sport / (R) Rookie