Palco da primeira etapa internacional da Porsche Cup, Argentina recebe categoria pela oitava vez

No ano mais internacional de sua história de 25 temporadas, a Porsche Cup C6 Bank vai voltar à Argentina, palco da primeira ida ao exterior, em 2010. Na ocasião, o Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, recebeu a categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta. Em 2025, porém, o destino será outro: o moderno Autódromo Termas de Río Hondo, na província de Santiago del Estero, no noroeste do pais e distante 1.130 quilômetros da capital.

Será a oitava vez que a Argentina irá receber a Porsche Cup C6 Bank: foram três anos em Buenos Aires (todos eventos do campeonato de sprint) e mais quatro em Termas de Río Hondo (quatro etapas de sprint e duas de Endurance). Vale lembrar que, em 2024, a categoria já realizou provas de sprint e endurance no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril, em Portugal.

No campeonato de sprint, o maior vencedor da Porsche Cup C6 Bank na Argentina é Rodrigo Baptista, com três vitórias na categoria principal do campeonato de sprint – atual Carrera Cup. Na sequência vêm Alexandre Barros, Constantino Jr., Nicolas Costa e Werner Neugebauer, com duas cada. Lico Kaesemodel, Esteban Gini e Enzo Elias têm uma vitória. No Endurance Challenge, as duplas Alceu Feldmann/Guilherme Salas e Marçal Müller/Enzo Elias venceram as provas disputadas em Termas de Río Hondo.

Já na outra categoria do evento, atualmente chamada de Challenge, o maior vencedor nas sprints é Fernando Barci, com duas. Edu Azevedo, Gil Farah, Cristiano Piquet, Daniel Paludo, Marçal Müller, Eloi Khouri, Raijan Mascarello, Nelson Marcondes, Antonella Bassani e Eduardo Taurisano venceram uma cada. Já no Endurance Challenge, as duplas Nelson Marcondes/Renan Guerra e Sadak Leite/Fábio Carbone foram ao alto do pódio nas duas provas de longa duração disputadas no país vizinho.

No total, são 15 etapas internacionais na história da Porsche Cup C6 Bank. Portugal já recebeu sete eventos: quatro no Estoril (2011, 2012, 2014, 2019 e 2024) e dois em Portimão (2012 e 2013). A Argentina voltou a receber a categoria em 2022, após cinco anos de ausência. Antes, o país da América do Sul sediou corridas em Buenos Aires (2010, 2011 e 2017) e em Termas de Río Hondo (2016, 2017, 2022 e 2023). O outro país a receber um evento dos carros de competição mais produzidos no planeta foi a Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya, em 2013.

O Autódromo Termas de Río Hondo vai receber, no domingo, dia 22 de setembro, a segunda etapa do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. A prova terá 300 quilômetros de extensão ou 2h30min de duração máxima no traçado de 4.806 metros e 14 curvas. Já a corrida final, em Interlagos, em 16 de novembro, terá extensão de 500 km e poderá ser disputada por duplas ou trios.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.