A temporada de 2024 da Porsche Endurance Challenge começou com gostinho de vitória para a Equipe Farben. Na primeira jornada de 300km no Estoril, em Portugal, Marçal Muller e Enzo Elias lideraram a grande maioria da prova, vencendo o primeiro segmento e recebendo a bandeirada na segunda posição, a apenas 0.2s da vitória.
Em disputa intensa desde a largada contra o #8 da dupla Werner Neugebauer e Rubens Barrichello, a dupla da marca de tinta automotiva oficial da categoria, que assumiu a ponta do pelotão na tomada da curva 1 e sustentou a dianteira pelos primeiros três stints da prova. Após a última troca obrigatória de pilotos, Elias assumiu o bólido #544 da Farben para o último stint da prova e retornou ao asfalto na segunda posição.
O brasiliense tinha a dura missão de disputar a vitória com o vice-campeão mundial de Fórmula 1 e Enzo estendeu a disputa até a bandeirada, quando viu seu concorrente vencer pela margem mínima.
Com a vitória do primeiro segmento e o segundo lugar geral na prova a dupla da Farben aparece na segunda posição do campeonato com 72 pontos, a três tentos da liderança do certame.
Marçal compete novamente em Estoril na próxima semana pela quarta etapa do campeonato de Sprint, no qual o piloto Farben lidera. Enzo retorna ao #544 na Argentina para a segunda prova do campeonato de Endurance.
A corrida:
Marçal Muller foi agressivo na largada e tomou a dianteira do pelotão na saída da primeira curva. Na 19ª volta, Muller trouxe o #544 para o primeiro serviço de box obrigatório do dia, deixando assim a pilotagem pela primeira vez para Enzo Elias.
Com o pelotão restabelecido, a Equipe Farben aparecia na segunda posição após 20 das 72 voltas disputadas. Na 22ª volta, Elias atacou Rubens Barrichello pela liderança da prova. A dupla do #544 venceu o primeiro segmento da prova com vantagem superior a 3s para o segundo colocado. Momentaneamente a dupla da Farben liderava o campeonato com os primeiros pontos sendo distribuídos.
A segunda janela obrigatória foi aberta e Enzo Elias trouxe o carro para a segunda parada obrigatória na 38ª volta. Muller reassumiu o comando do bólido #544.
Na volta 54, Muller trouxe novamente para os pits para a última parada de box. Enzo Elias assumiu o volante para o stint derradeiro da prova com o #544 na disputa pela vitória contra o #8.
Enzo vinha na segunda posição quando a 11 voltas do fim da prova o safety-car foi acionado para retirada de um competidor que ficou na pista. O pelotão foi reagrupado para a relargada e o safety recolheu para o box para 8 voltas até a bandeirada. Na volta da bandeira verde, Enzo não conseguiu concretizar a manobra contra Barrichello e teve de se defender de Alan Hellmeister, que ameaçou a segunda posição do brasiliense. Enzo encostou em Rubinho nas últimas voltas, mas não conseguiu concretizar a manobra da vitória. Enzo ainda disputou até a linha de chegada contra o #8, recebendo a bandeirada a apenas 0.2s atrás do líderes.
O que eles disseram:
“Começamos muito bem o campeonato, mas poderia ter sido ainda melhor. Infelizmente um toque com o retardatário possibilitou o Werner de chegar e completar a manobra. O carro deu uma desalinhada, mas conseguimos trazer ele para casa, salvar um P2 que é um ótimo resultado pensando em campeonato.”
Marçal Muller
“Foi um bom segundo lugar. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance hoje, tanto eu quanto o Marçal. Fizemos stints fortes, sem erros, mas um erro com um retardatário possibilitou a ultrapassagem do Rubens e do Werner. São coisas de corrida, mas não podem acontecer.
Estou feliz com o desempenho e com a performance da equipe ao longo de todo o fim de semana. Feliz de voltar ao Estoril, uma pista incrível e importante na minha carreira. Vai ser um campeonato apertado até o final.”
Enzo Elias