Guilherme Salas e Pedro Aguiar garantem a pole para os 300km de Goiânia da Porsche Cup Endurance Series

A programação foi aberta com as principais estrelas na pista. Com o asfalto de Goiânia ainda molhado, houve inversão da ordem dos grupos do quali, com os competidores de maior B.O.P da Carrera Cup iniciando os trabalhos.

Pista úmida, pneus slicks, 485 HP nos carros da Carrera Cup e os principais talentos do esporte a motor brasileiro em ação: emoção garantida.

Guilherme Salas foi o primeiro a registrar voltas competitivas, encabeçando a tabela de tempos na segunda e depois terceira passagem. Depois Zonta baixou, e Ricardo Mauricio, depois Lucas di Grassi, então Nelsinho Piquet, a seguir Felipe Massa e na sequência Thiago Camilo… Ou seja, com a pista melhorando gradualmente conforme secava e uma gama de pilotos muito competentes em ação, o carro a cruzar a linha de chegada ia para o topo da classificação.

Felipe Massa foi o primeiro a receber bandeirada, depois Salas bateu sua marca. Ricardo Mauricio cravou o terceiro tempo, Camilo o quarto. Mas Piquet, di Grassi, Zonta, Cacá Bueno e Renan Guerra tinham ainda a volta para fechar.

Salas ficou com o melhor tempo, 1:29.050 -colocando mais de 3 décimos sobre o segundo colocado. Depois vieram Piquet, Renan, Massa, Zonta, Ricardinho, di Grassi, Camilo, Danilo Dirani e Cacá Bueno completando o top10.

A nota negativa da sessão ficou para o carro #7, vice-líder na tabela de pontos. Beto Gresse teve problemas para aquecer os pneus e o tempo ficou muito alto, decretando uma prova de recuperação para a dupla da Brandt na prova de 300 km.

No segundo grupo, as voltas rápidas já começaram antes de metade do treino. E foi Pedro Aguiar o autor da primeira delas. Logo a seguir Rouman Ziemkiewicz cravou a então melhor volta do dia.

Depois Werner Neugebauer, e novamente Pedro Aguiar superaram o carro #80.

Mas a pista seguia melhorando muito rapidamente, com o topo da lista de tempos mudando constantemente.

A dois minutos da bandeirada, Lico Kaesemodel liderava com o carro #91, à frente de Paludo, Pedro Aguiar e Marcelo Franco. No minuto final, Lico e Alexandre Auler tiveram contato, determinando bandeira amarela em parte da pista. Lico acabou punido com a perda da melhor volta para o carro #91 pelo incidente.

Aguiar, primeiro a receber a bandeirada, era o líder. Mas foi superado depois por Paludo, autor da melhor volta do dia 1:25.749. Werner passou em terceiro, Franco em quarto e Alceu Feldmann em quinto.

Na média das melhores marcas, a pole ficou com o carro #20. Werner e Zonta ficaram com o segundo lugar na classe. Pela Carrera Cup Sport, o melhor no grid foi o carro #80, em terceiro com os carros 4.0.

Mas os GT3 Cup ainda voltariam para a pista, com chance de embaralhar o grid ainda mais.

Com todos os grupos realizados, os cinco primeiros carros do grid eram da Carrera Cup: Aguiar/Salas; Werner/Zonta; Ziemkiewicz/Piquet; Feldmann/Camilo e Edu Azevedo/Ricardo Mauricio.

 

GT3 Cup

A emoção que faltou na sexta-feira com o adiamento das tomadas de tempo, veio de sobra com os qualis de pneus slick em pista melhorando na manhã de sábado.

Quando o primeiro grupo foi para a pista, Matheus Iorio e outros sete competidores registraram melhores marcas que o líder do grupo A da Carrera Cup. Depois o grupo B também teve marcas expressivas e, como resultado, a dupla pole, Chico Horta e William Freire, sai em um respeitável sexto lugar no geral.

É a melhor posição de grid de um carro da GT3 Cup em toda história do Porsche Cup Endurance Series.

Assim como na Carrera Cup, a primeira metade do treino foi dedicada ao aquecimentos dos carros e pneus. Os tempos competitivos vieram faltando 5 minutos ou menos para abertura da volta final.

Fabio Carbone colocou o #45 no topo, depois acabou superado por Dennis Dirani com o #14, Cesar Ramos com o #18, Matheus Iorio (#17), William Freire (#77) e Gaetano di Mauro (#88).

A cada volta completada, os carros vinham mais rápidos com a melhora constante da pista. No minuto final houve nada menos que 12 trocas de posições entre os dez primeiros no ranking.

Carbone foi o primeiro a receber bandeirada e estava na liderança. Mas seus concorrentes diretos estavam ainda em volta lançada. Matheus Iorio foi o primeiro a superar e ficou com o melhor tempo da sessão. Dennis Dirani passou em segundo. William Freire cruzou em quarto e di Mauro em quinto.

Os oito primeiros do grupo registraram voltas mais velozes que o líder da Carrera Cup Grupo A, embaralhando muito a ordem de largada.

Quando o Grupo B foi para a pista, a disputa portanto não era apenas pela pole com os carros de motor 3.8 litros -mas pelas posições no grid geral da corrida.

Marco Billi liderou no início. Depois foi superado por Chico Horta, Nelson Marcondes e Lucas Salles. Kreis Junior entrou no top5 a três minutos do fim do treino.

No minuto final, Kreis avançou para terceiro e Horta baixou sua marca mas ficou em quarto -contudo com média suficiente para colocar o carro #77 na pole da GT3 Cup àquela altura.

Primeiro a receber a bandeirada, Horta subiu para terceiro na sessão e sexto no grid geral no combinado dos tempos. Sua dupla com William Freire lidera o campeonato graças à vitória no Velocitta.

E a sessão acabou com Marcondes liderando, à frente de Salles, Horta, Kreis e Marco Billi.

Na classe Sport a pole ficou com o carro #88, de Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro. Eles partem de 12º lugar no grid geral. Já a classe Trophy tem na liderança a máquina #83, de Marco e Maurizio Billi.

A largada dos 300 km de Goiânia acontece neste sábado às 11h30 (horário de Brasília).