Bassani assume ponta em relargada e vence corrida 1 da Challenge da Porsche Cup no Estoril

Antonella Bassai ganhou a primeira corrida do final de semana da Sprint Challenge da Porsche Cup no Estoril. Neste sábado (29) em Portugal, a competidora deu o bote em uma das relargadas para tomar a ponta e cruzar a linha de chegada em primeira.

Diferente da prova anterior da Carrera Cup, para a prova 1 da classe não precisaria começar a disputa atrás do safety-car, apesar de o asfalto ainda estar molhado, mas já secando.

Quem alinhou na primeira posição do grid de saída era Sadak Leite, enquanto quem dividia a primeira fila com o competidor era Miguel Mariotti, atual líder do campeonato. Antonella Bassani, vice-líder da temporada, saía apenas em sexta.

Largada autorizada da Challenge e Sadak conseguiu manter a primeira colocação, mas logo na primeira curva perdeu a frenada e, com isso, acertou com força o muro de proteção ao danificar o carro e parar na caixa de brita.

Quem se aproveitou de todo o caos da ponta do pelotão foi Célio Brasil, que saltou para a primeira colocação. Nisso, o carro de segurança entrou na pista e levou os pilotos de volta aos boxes para evitar a curva 1, onde aconteceu a colisão.

Brasil vinha no primeiro posto, com Mariotti, Cacio Chaves, Gerson Campos e Antonella Bassani completando as cinco primeiras colocações. Célio também liderava na Sport e Caio na Rookie.

Relargada autorizada e enquanto Brasil conseguiu se manter na primeira colocação, Antonella conseguiu dar um salto na pista e se colocou na segunda posição. Na sequência, colocou por dentro, colocou lado a lado e deixou o ponteiro para trás, assumindo a primeira colocação.

Pouco tempo de bandeira verde e mais uma nova colisão da pista. Dessa vez, Cristian Mohr rodou e acertou a traseira justamente de Mariotti, líder do campeonato. Nisso, o safety-car mais uma vez na pista.

Em determinado momento, então, Célio, que estava nas posições da ponta, precisou ir aos boxes. O motivo foi revelado mais tarde: furo no pneu por conta dos detritos na pista. Chegou a voltar à pista, mas no fundo do pelotão.

Relargada autorizada e a ordem era Antonella em primeira, seguida por Gerson Campos, Chaves, Sebá Malucelli e Lucas Lucatelli completando as cinco primeiras colocações.

Menos de 3 minutos para a bandeira quadriculada e Bassani vinha na primeira posição com mais de 2s de vantagem para o restante do pelotão. Chaves, terceiro, era o líder da Rookie e também na Sport.

Encerrada a corrida e Antonella não apenas garantiu mais uma vitória na temporada 2024 da Porsche Cup, sua quarta no ano, como assumiu a liderança da Sprint Challenge. Campos, Chaves, Malucelli e Andre Rosário completaram o pódio.