Jovem piloto argentino Lorenzo Somaschini falece após acidente em Interlagos

Na última segunda-feira (17), Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos, faleceu devido aos ferimentos sofridos em um acidente durante um treino para a Honda Júnior Cup, categoria de base do Superbike Brasil. O incidente ocorreu na sexta-feira anterior no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

Natural de Rosário, Argentina, Somaschini sofreu o acidente na curva do Pinheirinho durante o primeiro treino livre. Detalhes específicos do acidente não foram divulgados pelo campeonato.

Em comunicado, a organização do Superbike Brasil expressou profunda tristeza e confirmou o falecimento do jovem piloto: “O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43. O argentino, natural de Rosário, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), sob cuidados médicos intensivos e, infelizmente, não resistiu.”

A organização também destacou que está prestando assistência total à família do piloto desde o acidente. Após a queda, Somaschini foi prontamente atendido pela equipe médica e transportado para a sala de emergência do autódromo, sendo posteriormente transferido para o Hospital Albert Einstein.

Diego Pierluigi, empresário e instrutor de Somaschini, expressou sua dor nas redes sociais: “Com meu coração partido e minha alma desfeita, preciso me despedir de você. Vou sentir sua falta, ‘Lolito’. Obrigado por me deixar ser parte de seu sonho. Descanse em paz, campeão”.

Em entrevista à rádio argentina LA100, Pierluigi detalhou a dinâmica do acidente: “Lolo estava na segunda volta quando sofreu a queda na curva mais lenta do circuito. Foi uma união de muitas coisas. Sofreu um highside, quando a moto se cruza, trava e ejeta o piloto. A queda foi muito lenta, mas ele bateu a cabeça em uma posição que hoje o coloca lutando pela vida”. Pierluigi também destacou que, apesar das medidas de segurança rigorosas e protocolos seguidos, a queda, que ocorreu a uma velocidade de 40 km/h, teve consequências trágicas.

Lorenzo Somaschini nasceu em 17 de julho de 2014 e começou a se interessar por motociclismo aos três anos, quando ganhou uma minimoto do pai. Treinou na escola de Diego Pierluigi e estreou em competições oficiais em 2024 na Júnior Cup do Superbike Argentina. Infelizmente, sua breve carreira foi interrompida por um trágico acidente durante um treino em Interlagos.

A morte de Somaschini é a sexta de competidores do Superbike Brasil em acidentes em Interlagos nos últimos sete anos. Esse histórico de acidentes levou, em 2019, a uma suspensão temporária das corridas de moto no autódromo, além de outras medidas de segurança implementadas pelas equipes e organizadores do campeonato.

A comunidade do Superbike Brasil e os entusiastas do motociclismo lamentam profundamente a perda de um jovem talento e prestam suas condolências à família e amigos de Lorenzo Somaschini.