Morre Ademir Capelo, pioneiro narrador do autódromo paulistano desde a década de 70

Faleceu neste domingo (20) o locutor Ademir Capelo, pioneiro na função e voz oficial de Interlagos desde os anos 70. Com forte atuação no kartismo, mas também presente nos campeonatos regionais de São Paulo, Capelo iniciou a carreira em 1968 como locutor de anúncios e ajudante de produção na extinta Rádio Cometa, na equipe do então famoso locutor Ralf Tabajara – nome forte da época na transmissão de eventos esportivos em rádio e TV.

A primeira experiência profissional de Ademir Capelo em Interlagos foi acidental: na cobertura de uma corrida da Divisão 1, a rádio não tinha carro disponível para levar a equipe de reportagem para o autódromo e Capelo era o único que tinha um automóvel. Além de motorista naquelas primeiras transmissões, acabou trabalhando como carregador de equipamento até que, certo dia, o jornalista escalado pela rádio não pôde ir. E Ademir acabou fazendo sua primeira reportagem.

Contratado para fazer locução de corridas de moto, em 1974 se ofereceu para narrar as provas do kartódromo para ganhar experiência e velocidade nas descrições que fazia. Foi pioneiro na introdução de práticas hoje corriqueiras nas corridas brasileiras, como conjugar a descrição das provas para o público com orientações da direção de provas para pilotos e equipes.

Daí nasceram bordões típicos de Capelo, como “Box abertos!” e a contagem regressiva para o início de prova: “Cinco minutos para a largada!” – informações que não eram dadas pela locução até então.

O locutor oficial das provas de Interlagos era bem mais que a voz das competições regionais: violonista nas horas vagas, advogado de profissão, Ademir também atuava como Procurador do Departamento de Justiça da Federação de Automobilismo de São Paulo. Extremamente afável e gentil, era uma das personalidades mais admiradas pelos frequentadores assíduos de Interlagos. Deixa a esposa Eulália e muitos amigos conquistados em 72 anos de vida.

Confira na íntegra a nota emitida pela FASP:

A Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) lamenta informar o falecimento, hoje, de Ademir Capelo.

Há várias décadas locutor oficial das provas de Interlagos, Ademir Capelo era bem mais que a voz das competições regionais: violonista nas horas vagas, advogado de profissão, Ademir também atuava como Procurador do Departamento de Justiça da Federação de Automobilismo de São Paulo. Extremamente afável e gentil com todos, sua presença irradiava tranquilidade e simpatia. Deixa a esposa Eulália e muitos amigos conquistados em 72 anos de vida.

O corpo de Ademir Capelo será cremado em cerimônia restrita às 16 horas de hoje no Crematório da Vila Alpina, São Paulo (SP)

José Aloizio Cardozo Bastos

Presidente

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 18/09/2020 – Sensacionalismo? Documentário afirma que Schumacher está em estado vegetativo:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon