O piloto Clément Novalak irá para a Fórmula 2 para as rodadas finais da Arábia Saudita e de Abu Dhabi neste ano. Hoje (03), a equipe MP Motorsport anunciou a contratação de Novalak para terminar a temporada de 2021 da F2 e continuar com uma campanha completa em 2022. Ele substituirá Lirim Zendeli no carro número 12.
O jovem de 20 anos ficou em terceiro lugar no campeonato da Fórmula 3 deste ano, terminando atrás de Dennis Hauger e Jack Doohan, apesar de não ter vencido uma corrida. Ele conquistou três segundos lugares e um terceiro, e marcou pontos em 16 das 20 corridas. Novalak disse que espera que a mudança para MP, que conquistou uma vitória na F2 nesta temporada, permita brigar por vitórias novamente.
O piloto Lirim Zendeli, que marcou apenas quatro pontos em sua primeira temporada na F2, escreveu em suas redes sociais que não pôde continuar devido à falta de orçamento. “Não poderei mais continuar no F2 por questões financeiras. A pandemia reduziu ainda mais meu orçamento já muito apertado”.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos meus patrocinadores da Alemanha, que foram confiáveis e não são a razão do corte repentino. Especialmente Ajdini, que teve que cobrir lacunas orçamentárias inesperadas causadas por promessas não cumpridas por outra pessoa”, disse Zendeli.
Apesar de sua saída, Zendeli afirmou que está orgulhoso pela sua passagem na categoria, principalmente por ser de uma família sem muitos recursos financeiros. “Estou orgulhoso de ter tido a chance de competir no F2 vindo de ‘uma família normal’ monetariamente. Perceber que tenho que recuar por um momento é muito difícil, mas vou tentar de tudo para encontrar uma oportunidade de voltar à pista o mais rápido possível”.
Lirim Zendeli é o quarto piloto da Fórmula 2 a citar razões financeiras para sua retirada do campeonato deste ano. Ele se junta aos pilotos Matteo Nannini, o brasileiro Gianluca Petecof e David Beckmann. Nannini posteriormente voltou para ocupar o lugar de Petecof.