Drugovich perde três posições para corrida de sábado da F2

Depois da classificação da Fórmula 2, realizada na tarde desta sexta-feira (20), Felipe Drugovich recebeu uma punição de três posições no grid de largada da próxima corrida, ou seja, na corrida de sábado, a chamada de Sprint Race. O atual vice-líder do campeonato da F2 passa a largar na quarta posição.

A penalidade se deu por conta do movimento de Drugovich em Theo Pourchaire no treino classificatório. De acordo com os comissários, o brasileiro se aproximou da curva 1 do circuito Barcelona-Catalunya em baixa velocidade, enquanto o francês abordava a mesma curva em alta velocidade. Assim, devido ao significativo diferencial de velocidades dos pilotos, bem como a falta de informação proporcionadas pela equipe MP Motorsport ao brasileiro, os comissários concluíram que Drugovich não saiu da linha antes da curva 1 e, portanto, impediu desnecessariamente o Carro 10, ou seja, Pourchaire.

O resultado da classificação, contudo, não será alterado e sim o grid de largada da próxima corrida. Amanhã, já que classificou na 10ª posição, Drugovich largaria na ponta, mas, com a penalidade, largará na quarta colocação. A “pole position” da Sprint Race da F2, portanto, fica com Calan Williams, piloto da equipe italiana Trident.

Em caso de punições relativas aos incidentes durante a classificação, os comissários de prova adotam a seguinte postura: mantém-se o resultado final da classificação, inverte-se o grid de largada – no caso da Sprint Race, os dez primeiros – e se aplica as punições. Por conta desta conduta, Enzo Fittipaldi, que se classificou em 11º, não largará na primeira posição da prova deste sábado (21).

No que se refere à corrida principal, a Feature Race, Drugovich segue començando a prova na 10ª colocação.

A F2 realiza a Sprint Race, ou corrida rápida, amanhã às 12h40, ao passo que a Feature Race ocorre no domingo às 6h35 do horário de Brasília. Inclusive, ambas as corridas são transmitidas ao vivo pelo BandSports, bem como pela F1TV.