F1BC Indy Series 2023/3 @ Pocono
A quarta-feira (22) foi de decisão de título no F1BC Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, com Adriano Pinheiro (BK Racing) administrando bem sua vantagem e vendo o parceiro Rodrigo Franzoni vencer, em dobradinha da equipe campeã.
Pinheiro e Franzoni largaram do fundão e souberam ganhar as posições aos poucos, inclusive com paradas rápidas nos boxes. Sem bandeiras amarelas para juntar o pelotão, eles levaram vantagem sobre os rivais Jonatas Martins, Edson Santos e Victor del Porto.
O F1BC Esports parabeniza Adriano Pinheiro pelo título e Victor del Porto pelo vice-campeonato, além da BK Racing, equipe campeã. É uma honra tê-los em nosso Hall dos Campeões!
A tomada de tempos de cinco minutos teve Edson Santos na pole position, seguido por Rafael Fuzaro, Jonatas Martins, Adriano Fraporti, e Beto Soussa no Top 5, de um total de 15 presentes na noite. Confira a seguir a ordem de partida completa.
Classificação
1 Edson Santos (Leaner Energy), 41.160
2 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), 41.209
3 Jonatas Martins (Leaner Energy), 41.210
4 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), 41.212
5 Beto Soussa (BK Racing), 41.256
6 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 41.258
7 Eric Macedo (EG Racing), 41.290
8 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), 41.291
9 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 41.301
10 Marcio Baroni (EG Racing), 41.463
11 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
12 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), sem tempo
13 Rafael David (Pro Drivers), sem tempo
14 Donna Veera (RPK e-Sports 2), sem tempo
15 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo
Rapidamente após a largada Jonatas Martins pulou para assumir a liderança, e Edson Santos buscou dar o troco no parceiro de equipe pouco depois. Beto Soussa, Rafael Fuzaro e Adriano Faporti seguiam no Top 5.
Adriano Pinheiro e Victor del Porto começaram cedo a briga particular pelo título, com Victor eventualmente subindo um pouco mais na ordem, ainda no meio do pelotão.
Acidentes ocorreram, mas nada de Pace Car pedir passagem: Marcio Baroni espalhou em Adriano Fraporti, e Silvio Sanchez se viu sem espaço com a subida de Rafael Fuzaro. Eram quatro concorrentes com problemas na sequência da corrida.
Após os pit stops, Pinheiro e Franzoni surpreenderam ao retornar a frente de Martins e Edson, e então a dupla da BK passava a trocar ultrapassagens como estratégia para ganharem velocidade e tempo. Jonatas e Edson passaram a fazer o mesmo, e Del Porto ficou isolado em quinto.
A definição pelo título praticamemte se deu quando Del Porto foi aos boxes, mas fritou os pneus na entrada do pitlane e cumpriu penalidade por excesso de velocidade por lá. O volante da Beneporto retornou com um giro de desvantagem.
Adriano Pinheiro passou a ter mais tranquilidade, porém ainda revezando ultrapassagens com Rodrigo Franzoni, e a disputa pela vitória ficou entre estes dois gigantes: Franzoni voltou a vencer, anotando seu único triunfo na temporada.
Adriano Pinheiro confirmou o título, com Jonatas Martins completando o pódio. Eric Macedo e Beto Soussa terminaram entre os cinco primeiros. Donna Veera, Victor Del Porto, Edson Santos, Marcio Baroni e Rafael David também receberam a bandeira quadriculada.
Final, 85 voltas
1 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), 85 Laps
2 Adriano Pinheiro (BK Racing), -00.136
3 Jonatas Martins (Leaner Energy), -12.630
4 Eric Macedo (EG Racing), -21.631
5 Beto Soussa (BK Racing), -23.601
6 Donna Veera (RPK e-Sports 2), -38.176
7 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), +1 laps
8 Edson Santos (Leaner Energy), +1 laps
9 Rafael David (Pro Drivers), +1 laps
10 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), +11 laps
11 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), Abandono (23)
12 Marcio Baroni (EG Racing), +1 laps [Ab]
13 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), Abandono (17)
14 Alvaro Wanderley (SUB Racing), Abandono (0)
— Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), Abandono (20) [DQ]
Volta mais rápida: Rodrigo Franzoni, 0:40.878
A F1BC Indy Series retorna para a temporada 2024/1 no dia 24 de janeiro às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.
O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.