Comissão Médica da CBA fez primeira reunião

A Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, definiu seu primeiro objetivo para a temporada 2011 na primeira reunião do grupo, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana. Participaram do encontro realizado no Consultório Altmann, em São Paulo (SP), os doutores Marcelo Ribeiro, Dorival de Carlucci e Fernando Novo. Segundo o Dr. Altmann, idealizador e presidente da comissão, a proposta de trabalho aprovada considerou a demanda e as necessidades dos autódromos brasileiros, assim como a realidade financeira do esporte no País:

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

“Nossa proposta é criar um protocolo de funcionamento adequado à nossa realidade, o que significa ter equipes permanentes em cada circuito. Esta solução viabiliza os investimentos necessários para oferecer equipamentos de qualidade e o treinamento para prestar o padrão esperado pelos pilotos e equipes.”

Para o Dr. Dino Altmann, que faz parte da comissão médica da FIA e desde 1970 acompanha o esporte, a proposta aprovada se baseia na obrigatoriedade dos organizadores e promotores de competições e eventos realizados nos autódromos em garantir a presença de equipes médicas. Segundo Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, o número de eventos realizados justifica a criação dessas equipes permanentes:

“Este ano teremos praticamente um evento de caráter nacional a cada dois dias. Se somarmos a este número as provas estaduais e regionais fica mais evidente a validade da proposta apresentada pela Comissão Médica.”

O processo para a implantação total deste projeto está estimado em 22 meses, tempo necessário para definir o conteúdo, duração e forma de ministrar os cursos a líderes estaduais e outros multiplicadores da metodologia de trabalho que as equipes deverão praticar, além de treinamentos específicos. Neste estágio serão abordados os aspectos logísticos, técnicos e financeiros que serão adotados para criar e manter os times de socorro que funcionarão nos autódromos nacionais.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“Esperamos que essa padronização reflita em um padrão de eficiência alto, garantindo assim maior tranqüilidade aos pilotos e equipes”, completou o Dr. Dino Altmann.