MotoGP: Quartararo conquista terceira pole consecutiva com recorde em Silverstone

A fase classificatória da MotoGP tem sido favorável a Fabio Quartararo, e em Silverstone o francês voltou a brilhar. O piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP garantiu sua terceira pole consecutiva neste sábado, registrando um novo recorde absoluto de volta no circuito britânico com o tempo de 1min57s233, superando em 0s309 o segundo colocado Alex Márquez, da BK8 Gresini Racing MotoGP. Francesco Bagnaia, da Ducati Lenovo Team, completa a primeira fila do grid para a Sprint e o Grande Prêmio.

Com a conquista, Quartararo segue embalado na temporada 2025 e mostra força justamente quando a Yamaha tenta consolidar sua recuperação no campeonato. O francês foi o único a baixar da marca de 1min58s durante a segunda fase da qualificação, Q2, colocando mais de meio segundo sobre Bagnaia e deixando para trás também o líder do campeonato, Marc Márquez, que largará na quarta posição.

Disputa intensa no Q1 e drama para favoritos

A primeira fase da classificação (Q1) foi movimentada e com diversas reviravoltas. Raul Fernandez, da Trackhouse MotoGP Team, iniciou os trabalhos com a melhor volta, mas Pedro Acosta, da Red Bull KTM Factory Racing, tomou a dianteira com 1min58s566. O jovem espanhol, mesmo após uma queda na curva 7 durante o segundo treino livre, mostrou força e consistência.

Com a aproximação da parte final da sessão, a tensão aumentou. Maverick Viñales sofreu com problemas técnicos em sua moto na chicane Vale, e Somkiat Chantra caiu na curva 2, trazendo bandeiras amarelas que prejudicaram as voltas rápidas de alguns pilotos, como Fernandez. No fim, Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) garantiram as duas vagas no Q2 por margem mínima – apenas 0s023 separaram Morbidelli de Joan Mir, que acabou eliminado.

Quartararo domina Q2 com volta impecável

Com as duas vagas do Q1 definidas, o Q2 prometia e entregou emoção. Marc Márquez inicialmente liderou o grupo, sendo seguido de perto pelo irmão Alex Márquez e por Alex Rins, da Yamaha. Rins chegou a liderar brevemente, antes de Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) colocá-lo em segundo e, na sequência, Quartararo cravar a melhor marca até então.

A resposta de Marc Márquez veio forte, com um 1min57s914 que o colocou no topo por alguns minutos. Bagnaia logo apareceu em segundo, até que Quartararo mais uma vez mostrou sua velocidade ao registrar a volta recorde de 1min57s233, inatingível para os rivais.

Tentativas finais de Marc e Alex Márquez não foram suficientes para destronar o francês, que celebrou sua primeira sequência de três poles consecutivas desde 2021. “El Diablo” largará à frente no circuito de Silverstone para a Sprint deste sábado e a corrida principal no domingo.

Grid das primeiras posições

Atrás de Quartararo, Alex Márquez garantiu um lugar na primeira fila ao superar Bagnaia com quase três décimos de vantagem. Marc Márquez parte em quarto, liderando a segunda fila, ao lado do estreante Fermin Aldeguer (P5) e Jack Miller (P6). Fabio Di Giannantonio, Luca Marini e Johann Zarco – que sofreu uma queda leve na curva 6 – compõem a terceira fila. Franco Morbidelli, Marco Bezzecchi e Alex Rins completaram os 12 melhores tempos, mas Morbidelli sofrerá uma punição de três posições no grid da corrida de domingo.

A MotoGP agora se prepara para uma Sprint que promete fortes emoções, com Quartararo tentando converter mais uma pole em vitória e os principais rivais buscando respostas rápidas na pista inglesa.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.