A Liberty Media recebeu o aval para sua compra da MotoGP. A dona da Fórmula 1, mais de um ano depois de anunciar a aquisição do mundial das duas rodas, teve finalmente o aval da União Europeia para completar sua transação. Em um comunicado, a comissão garantiu que deu a aprovação “sem condições” para a negociação.
A Liberty adquirirá 84% da Dorna Sports, com os 16% restantes retidos pela atual administração da MotoGP. Carmelo Ezpeleta, que atuou como CEO da Dorna desde 1998, permanecerá no comando da MotoGP “junto com sua equipe de gestão”.
Os membros do conselho de administração e da equipe de gestão da Liberty Media, incluindo Chase Carey, diretor da Liberty Media e ex-CEO da Fórmula 1, e Sean Bratches, ex-diretor administrativo de operações comerciais da Fórmula 1, se juntarão a Ezpeleta e Enrique Aldama, diretor de operações e financeiro da Dorna, no conselho de administração da Dorna.
Um comunicado disse: “a Comissão aprovou incondicionalmente a proposta de aquisição da Dorna Sports pela Liberty Media Corporation ao abrigo do Regulamento de Fusões da UE. A Comissão concluiu que a transação não levantará problemas de concorrência no Espaço Econômico Europeu (EEE)”.
“A decisão de hoje surge após uma investigação aprofundada da transação proposta. A Liberty Media e a Dorna são empresas internacionais de mídia. A Liberty Media detém participações em uma ampla gama de empresas de mídia, esportes e entretenimento, incluindo o automobilismo, na Fórmula 1. A Dorna é a organizadora e detentora dos direitos comerciais do Campeonato Mundial de Motociclismo (MotoGP). De acordo com a Liberty Media, a transação permitirá que a empresa aproveite sua expertise em mídia, esportes e entretenimento, incluindo a Fórmula 1, para aumentar a popularidade e o apelo do MotoGP”.
CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta disse: “estamos muito felizes com a aprovação da transação pela Comissão Europeia. Este é um marco importante que confirma o futuro ainda mais brilhante que a MotoGP nos reserva”.
“A MotoGP é um dos esportes mais emocionantes do planeta e estamos ansiosos para acelerar o crescimento do esporte e expandir seu alcance para ainda mais fãs ao redor do mundo. A Liberty é a melhor parceira possível para o nosso esporte e para toda a comunidade da MotoGP, e estamos entusiasmados em criar um valor ainda maior para nossos fãs, parceiros comerciais e todos os competidores.”