Na semana da Indy 500, saiba quem são os brasileiros que estão nas categorias de base da Indy

O final de semana das 500 Milhas de Indianápolis é o mais importante do calendário da Indy, mas também tem o seu valor para pilotos que buscam alcançar a principal categoria de monopostos do automobilismo americano, incluindo nomes nascidos no Brasil.

Antes é necessário destacar que a Indy conta com quatro categorias de acesso: USF Juniors, USF2000, USF Pro 2000 e Indy NXT. Neste ano, todas as classes contam com pilotos nascidos no Brasil em seus grids, totalizando nada menos que oito competidores atuando integralmente ou em algumas etapas do ano.

A categoria de entrada para quem deseja alcançar a Indy é a USF Juniors, que conta com três brasileiros correndo em tempo integral: Bruno Ribeiro, pela DEForce Racing, João Vergara, da Exclusive Autosport, e Leonardo Escorpioni, pela Zanella Racing.

João Vergara
João Vergara. (Foto: Gavin Baker)

Ainda houve um quarto piloto do País no grid, Vinicius Tessaro. O campeão da F4 Brasil em 2023, porém, fez apenas a etapa do NOLA Motorsport Park, se afastando da categoria após um problema com um patrocinador que viabilizava sua temporada nos Estados Unidos.

Nic Giaffone
Nic Giaffone. (Foto: Gavin Baker)

O nível de cima é a USF2000, que conta com dois pilotos: Nic Giaffone e Lucas Fecury, ambos defendendo a DEForce Racing. Giaffone é egresso da F4 Brasil, onde atuou em 2022, e foi campeão da USF Juniors em 2023. Já Fecury, campeão brasileiro de kart, também subiu da USF Juniors neste ano.

Nicholas Monteiro
Nicholas Monteiro. (Foto: Gavin Baker)

Avançando na “escada” da Indy, há a USF Pro 2000, também com um representante do Brasil. Nicholas Monteiro, mais um piloto com passagem pela F4 Brasil, está em sua segunda temporada nesta categoria. Depois de passar pela NeoTech e pela TJ Speed, o piloto é mais um integrante da DEForce neste ano.

Por fim, a Indy NXT é o último degrau para quem visa chegar à Indy, e é nesta categoria que está o piloto mais conhecido dos brasileiros nesta lista: Caio Collet. O piloto deixou a Europa e voltou suas atenções para os Estados Unidos neste ano, e defende a HMD, equipe que conta com dez carros no grid.

Caio Collet
Caio Collet. (Foto: IMS Photo)

Nenhum destes pilotos correrá no Indianapolis Motor Speedway nesta semana, mas os pilotos de USF Pro 2000 e USF2000 encaram corridas nesta sexta-feira, no outro oval localizado em Indianápolis, o Indianapolis Raceway Park. As provas ocorrerão na sexta-feira, a partir das 21h30.