A Prema anunciou no final da manhã desta terça-feira (5) a contratação de Robert Shwartzman para a disputa da temporada 2025 da Indy. A equipe, que é conhecida por ser uma das maiores forças de categorias de base da Europa, fará sua primeira aparição na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos no próximo ano.
A contratação de Shwartzman representa um retorno do russo, que corre atualmente sob bandeira de Israel, ao time italiano. O piloto estreou pelo time em 2018, quando disputou a temporada da Fórmula 3 Europeia. No ano seguinte, venceu a primeira edição da Fórmula 3, antiga GP3. Na Fórmula 2, obteve seis vitórias e foi vice-campeão em 2021.
Depois de se tornar piloto reserva da Ferrari na Fórmula 1 em 2022, Shwartzman disputou, em 2023, o GT World Challenge Europe Endurance Cup, e na atual temporada corre no FIA WEC, defendendo a Ferrari. Neste ano, venceu a etapa de Austin do Mundial de Endurance, além de correr pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans.
“Estou muito animado por voltar à Prema para começar uma nova aventura na Indy. Tudo será novo para nós e existirão muitos desafios, mas será muito divertido e trabalhoso ao mesmo tempo. Eu acho que teremos um futuro muito bem-sucedido. A Indy é muito competitiva, com muitos pilotos fortes, e estou ansioso para correr, pois parece realmente legal. Nunca corri em ovais, e dominá-los será um completo novo desafio”, disse Shwartzman.
O russo terá como companheiro de equipe na sua estreia na Indy Callum Ilott, piloto com quem divide grid atualmente no WEC. Na categoria americana, o britânico possui 39 largadas, tendo como melhores resultados dois quintos lugares, obtidos em São Petersburgo e Laguna Seca na temporada de 2023, defendendo a Juncos.
A temporada 2025 da Indy será aberta no dia 2 de março, com a disputa do Grande Prêmio de São Petersburgo.