Indy: Herta supera Canapino no final e lidera primeiro treino para o GP de Indianápolis

Colton Herta foi o piloto mais rápido do primeiro treino para a disputa do Grande Prêmio de Indianápolis, quarta etapa da temporada 2024 da Indy. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (10) no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, o piloto da Andretti e líder do campeonato aproveitou os minutos finais para anotar 1min09s2863, liderando a atividade que abriu o final de semana da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos.

A segunda posição ficou com Agustín Canapino, piloto da Juncos Hollinger que acabou batido em 0s0850 por Herta. Will Power, que liderou boa parte da sessão, foi o terceiro com a Penske, ficando à frente de Riinus VeeKay, quarto com um equipamento preparado pela Carpenter. O grupo dos cinco melhores em Indianápolis ainda contou com Marcus Ericsson, piloto que defende a Andretti nesta temporada.

Christian Lundgaard, da RLL, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, ficando logo à frente de Scott McLaughlin, sétimo com mais um carro da Penske. Felix Rosenqvist, que corre com a Meyer Shank, foi o oitavo melhor, enquanto Alexander Rossi, da McLaren, registrou o nono tempo. O top-10 ainda contou com Santino Ferrucci, piloto da AJ Foyt. Pietro Fittipaldi se colocou entre os 20 melhores ao anotar a 18ª marca com a RLL.

A sessão ainda contou com algumas interrupções após incidentes. Primeiro, Josef Newgarden rodou com o carro da Penske, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana. Pouco tempo depois, Graham Rahal parou na pista com o equipamento da RLL. Houve ainda um princípio de incêndio no veículo de Marcus Armstrong, da Chip Ganassi, nos boxes. No minuto final, Théo Pourchaire parou na pista com a McLaren.

A partir das 14h10 será realizado o segundo treino livre do final de semana, enquanto a classificação está marcada para 17h20. O Grande Prêmio de Indianápolis da Indy está marcado para 16h deste sábado.