Conheça o outro circuito oval de Indianápolis, que recebe as categorias de base da Indy

Quem acompanha esporte a motor sabe que o Indianapolis Motor Speedway é um dos principais autódromos do planeta, e que recebe, entre outras corridas as 500 Milhas de Indianápolis, que terá a sua 108ª edição neste domingo. Mas poucos sabem que a “capital mundial da velocidade” conta com outro autódromo, também oval, e que recebe corridas nesta sexta-feira. Trata-se do Indianapolis Raceway Park, localizado 10 quilômetros longe da casa da Indy 500.

Inaugurado em 1960, o Indianapolis Raceway Park é um circuito oval de 1.100 metros que recebe corridas de categorias de acesso, tanto da Indy, como a USF2000 e a USF Pro 2000, que fazem corridas nesta noite no local, também da Nascar, que terá uma corrida da Truck Series, seu terceiro nível da principal categoria do automobilismo americano, em 19 de julho.

A pista jamais recebeu categorias de topo, tendo como categoria mais alta que passou pelo seu circuito a Nascar Xfinity Series, segundo nível do campeonato de Stock Cars. Além disso, outras categorias, como a ARCA, que serve como base para a Nascar, já tiveram corridas no traçado oval do Indianapolis Raceway Park. O recorde da pista é de Matthew Brabham, com 20s174 na antiga Star Fórmula Mazda, em 2013.

Há ainda uma segunda versão de traçado no “outro Indianápolis”, um circuito misto com 2,5 milhas, que não recebe categorias de base nem da Indy, nem da Nascar. O recorde do traçado foi obtido pelo chileno Roberto Guerrero, correndo com uma Ferrari 333 SP, ao marcar 1min23s622.

Nesta sexta-feira, a USF2000 fará sua corrida no Indianapolis Raceway Park, com largada para 75 voltas a partir das 21h30, com o brasileiro Nic Giaffone na pole position, e a presença de Lucas Fecury. Depois, às 22h30, será a vez da USF Pro 2000 ter uma disputa de 90 voltas no circuito. Nicholas Monteiro será o representante brasileiro do grid.