Virgin Racing será cliente da Audi e usará o ‘e-tron FE05’ por três temporadas

A Virgin Racing confirmou que vai usar os powertrains da Audi como cliente da fabricante alemã na temporada 2018/19 da ABB FIA Fórmula E.

A equipe de Silverstone se tornará a primeira cliente da Audi na série totalmente elétrica após terminar sua parceria técnica de três anos com a DS Automobiles em julho.

O powertrain do Gen2 da Audi, que a Virgin deve usar nas próximas três temporadas, é considerado um dos testes mais impressionantes até agora, junto com o pacote da DS Performance.

“Após quatro temporadas fantásticas garantindo sete vitórias e 19 pódios e, recentemente, uma parceria de sucesso com a DS Automobiles, optamos por uma nova direção para a próxima geração da Fórmula E”, disse o gerente da equipe Virgin, Sylvain Filippi.

“Desde o início, a intenção da equipe era sempre fazer uma parceria, pois as principais áreas de negócios da Virgin não envolvem produção de automóveis.

“Com a Audi Sport, juntamente com o carro da maioria no nosso proprietário Envision, sentimos que esta é a parceria perfeita para garantir que continuemos a brigar na frente do grid.”

O chefe da Audi Motorsport Dieter Gass acrescentou: “Estamos contentes que na nova temporada da Fórmula E, juntamente com a Virgin Racing, teremos quatro carros Audi e-tron FE05 lutando por pontos e troféus.

“O time tem sido um dos destaques da Fórmula E desde que a série foi fundada – tanto em termos de performances de corrida quanto de atividades ‘off-track’.

“Isso faz da escolha da Virgin Racing de usar nosso powertrain um prazer particular. Essa confiança também confirma o excelente trabalho que nossos engenheiros estão fazendo em conjunto com nosso parceiro de desenvolvimento, a Schaeffler”.

O Audi e-tron FE05 é uma evolução de um modelo de sucesso. Seu antecessor foi o carro mais eficiente em muitas corridas durante a quarta temporada. Atingiu o pico em meados de julho em Nova York, quando a equipe de fábrica Audi Sport ABT Schaeffler venceu o campeonato das equipes.

A peça central do novo Audi e-tron FE05, que a Virgin Racing também estará usando no futuro, é o powertrain com a unidade de gerador de motor Audi Schaeffler MGU03. Enquanto o resto do carro é especificado para todas as equipes, os fabricantes demonstram seu conhecimento técnico no powertrain. Os regulamentos da Fórmula E exigem que os fabricantes também disponibilizem o carro completo com sua exclusiva tecnologia de transmissão e suporte relacionado a outras equipes por um preço definido.

Esta semana, a Virgin Racing recebe os dois novos carros de corrida para a temporada 2018/2019 da Fórmula E na base da Audi Sport em Neuburg an der Donau. A nova cooperação não termina com a entrega dos carros de corrida. Uma troca intensiva entre as duas equipes ocorrerá durante a temporada, a fim de aumentar continuamente o nível de desempenho.