Porsche passa a fornecer trem de força para Andretti a partir da temporada 2023 da FE

A Porsche e Andretti vão se tornar equipes parceiras a partir da temporada 2023 da Fórmula E. Nesta semana, a equipe alemã confirmou o envolvimento e fornecimento de trens de força na era Gen3 em um acordo de longa duração.

A equipe norte-americana tem buscado incansavelmente novo fornecedor para o campeonato 9 após a confirmação da saída da BMW. E com o novo regulamento a partir do próximo ano, precisou começar a procurar entre as sete montadoras comprometidas.

O contrato assinado, além de garantir o fornecimento das unidades de trem de força, também garante um time de apoio da Porsche com a Andretti. Agora, a alemã se torna fornecedora pela primeira vez desde sua chegada em 2019.

“Consideramos importante apoiar uma equipe que demonstra a mesma paixão e profissionalismo na Fórmula E que nós,” diz Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “A Andretti corre na Fórmula E desde a temporada inaugural de 2014. Para nós, é um grande voto de confiança que uma das equipes mais experientes tenha escolhido trabalhar ao lado da Porsche a partir da nona temporada”, falou.

“Porsche e Andretti estão unidas por uma longa história que começou quando Mario e Michael estrearam em Le Mans em um Porsche 956, em 1983. Estamos muito satisfeitos que a tradição continue na Fórmula E e esperamos que nossa parceria seja igualmente bem-sucedida”, continuou.

Andretti e Porsche já tem uma longa história no mundo do automobilismo. Em 1983, Mario e Michael Andretti correram com um Porsche 956 Grupo C em Le Mans; cinco anos mais tarde, se juntaram a John Andretti para disputar a prova com um 962C – terminando em terceiro e sexto, respectivamente.

“Nossa jornada na Fórmula E começou com a 1ª temporada e estamos muito orgulhosos de estar olhando para a próxima geração do esporte. A Andretti FE tem a ambição de vencer e, com o apoio da Porsche, temos plena confiança em nosso desempenho e crescimento”, falou Michael Andretti, diretor executivo da Andretti.

“O acordo é um passo importante para o nosso futuro e compromisso com nosso esporte, parceiros e fãs. Nossa história com a Porsche, como duas equipes de corrida históricas, significa que essa colaboração foi um ajuste natural e estamos ansiosos para um novo capítulo a partir de 2023”, completou.

Roger Griffiths, chefe da equipe Andretti, falou que “a nona temporada representará um ano importante para nossa equipe e para a série. Era vital que fizéssemos uma escolha robusta de nosso fornecedor de propulsão em preparação para este novo capítulo e sua fascinante geração de carros – e conseguimos isso com a Porsche. Estamos ansiosos para iniciar a Gen3 como um concorrente temido. Continuamos focados no restante desta temporada.”

A Porsche já deixou claro que não pretende fornecer trens de força para nenhuma outra equipe do grid. A Envision fechou acordo com a Jaguar, enquanto a DS é esperada que se uma com a Dragon em 2023.