Fórmula E: Evans vence novamente em Roma em corrida marcada por acidente e bandeira vermelha

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, triunfou novamente no E-Prix de Roma, conquistando sua terceira vitória consecutiva na capital italiana, em uma corrida que foi marcada por um grave acidente e uma paralisação de 42 minutos. A prova fez parte da 13ª rodada da temporada 2022/23 da Fórmula E.

Evans teve como principais adversários no pódio seu rival pelo campeonato, Nick Cassidy, e Maximilian Günther da Maserati, que comemorou o terceiro lugar na corrida em casa da equipe.

A corrida começou com a temperatura da pista atingindo impressionantes 60°C e uma temperatura ambiente desconfortável de 34°C. Uma forte batida durante a classificação retirou Jake Hughes da corrida antes mesmo de sua partida.

A corrida sofreu um choque violento e uma paralisação quando um acidente de seis carros, causado por Sam Bird perdendo o controle de seu carro na saída da curva 6, resultou em um choque de alta velocidade envolvendo Sébastian Buemi, Edoardo Mortara, Robin Frijns, Lucas di Grassi e António Félix da Costa. Apesar do susto, todos os pilotos envolvidos saíram ilesos do acidente.

Após um excelente trabalho dos fiscais de limpeza, a corrida foi retomada 42 minutos depois. Com 16 voltas restantes, Fenestraz liderou o pelotão de 14 pilotos ainda na corrida.

Mitch Evans assumiu a liderança da corrida na volta 22, após ultrapassar Dennis no caminho para a curva 7. Dennis claramente enfrentava problemas, pois rapidamente caiu para terceiro lugar atrás de Cassidy.

No final, Evans cruzou a linha de chegada com tranquilidade, reivindicando sua terceira vitória consecutiva na Cidade Eterna. Cassidy seguiu para o segundo lugar, assumindo a liderança do campeonato antes da corrida de domingo. Günther, da Maserati, terminou em terceiro, um resultado significativo para o fabricante italiano na corrida em casa da equipe.

A vitória de Evans o coloca com a chance de reivindicar vitórias consecutivas em Roma pela segunda temporada consecutiva. O piloto da Jaguar foi premiado como ‘Piloto do Dia’ por seus esforços.

Após esta corrida caótica, Cassidy retorna ao topo do Campeonato de Pilotos, onde está cinco pontos à frente de Dennis e Evans, que passou Wehrlein e subiu para o terceiro lugar.

A ação na Fórmula E retornará domingo de manhã para o terceiro treino livre, onde será descoberto quantos carros do acidente de hoje poderão participar.