Nyck de Vries retomou a temporada 2022 da Fórmula E da mesma maneira que terminou 2021: na frente. Nesta sexta-feira (28), na corrida 1 do ePrix de Diriyah, o competidor garantiu a primeira vitória do ano.
Quem largou da pole-position foi Stoffel Vandoorne, que dominou grande parte da disputa. Entretanto, em um erro no momento de pegar o modo ataque, deixou o caminho livre para o companheiro de Mercedes assumir a ponta.
A partir de então, o atual campeão da categoria elétrica apenas fez controlar o ritmo. Com isso, cruzou a linha de chegada com mais de 1s4 de vantagem, puxando o 1-2 da equipe. Jake Dennis completou o pódio do dia.
Quem fez boa corrida foi Lucas di Grassi, que protagonizou boas disputar e recebeu a bandeira quadriculada na quinta colocação, logo atrás de Sam Bird, o quarto. Outro brasileiro do grid, Sergio Sette Câmara foi 15º.
Confira como foi a corrida 1 do ePrix de Diriyah da Fórmula E:
Os pilotos estavam se preparando para a primeira largada da temporada 2022 da Fórmula E. A definição do grid de largada aconteceu poucas horas antes, com Stoffel Vandoorne ficando com a posição de honra de saída.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi, que estava na nova equipe Venturi, foi o melhor colocado e alinhou na oitava colocação. Sergio Sette Câmara, após mostrar bom ritmo, conseguiu o 15º posto do grid.
Largada autorizada em Diriyah e Vandoorne não viu problemas em manter a primeira colocação. Logo atrás, o companheiro Nyck de Vries superou Jake Dennis para assumir a segunda colocação fazendo 1-2 da Mercedes.
Quem também fez uma ótima largada foi Di Grassi. O brasileiro conseguiu escalar bem o pelotão e ganhou duas colocações, aparecendo na sexta colocação e pouco depois começou a caçada em cima de Sam Bird.
Enquanto isso, quem teve início de prova bastante complicado foi António Félix da Costa. Ainda sem nem uma volta completada e o português da Techeetah já foi aos boxes com problemas no carro após levar um toque – ali decretou o fim da disputa.
.@afelixdacosta pulls into the pits after picking up damage at the start…
Follow LIVE timing here 👉 https://t.co/NqfsxKU5B4
🇸🇦 2022 #DiriyahEPrix pic.twitter.com/8A1aJxex0H
— Formula E (@FIAFormulaE) January 28, 2022
Com duas voltas feitas no empeirado circuito da Arábia Saudita, Vandoorne era líder, com De Vries, Dennis, André Lotterer, Di Grassi, Bird, Maxilimiam Günther, Nick Cassidy, Robin Frinjs e Edoardo Mortara fechando o top-10.
Lotterer e Oliver Rowland foram os dois primeiros competidores a terem passado pelo modo ataque. Para esta etapa, serão obrigatórias duas passagens pela área e a potência extra vai durar três minutos.
Stoffel tenta de desprender do restante do pelotão, mas seu companheiro holandês, campeão de 2021, não deixa. O jovem estava no encalço do colega de Mercedes, estando a 0s575 de desvantagem para o ponteiro.
O safety-car foi necessário na pista com pouco mais de 32 minutos para a bandeira quadriculada. O motivo foi um acidente envolvendo Rowland que espalhou bastante detrito na pista, mas o piloto ficou bem.
Not how @oliverrowland1 wanted his race to end…
The @MahindraRacing driver is out of the race after contact with the wall 💥
Follow LIVE timing here 👉 https://t.co/NqfsxKU5B4
🇸🇦 2022 #DiriyahEPrix pic.twitter.com/bJCEh3mKdS
— Formula E (@FIAFormulaE) January 28, 2022
O safety-car foi necessário na pista com pouco mais de 32 minutos para a bandeira quadriculada. O motivo foi um acidente envolvendo Rowland que espalhou bastante detrito na pista, mas o piloto ficou bem.
Com a prova recomeçada, Vandoorne conseguiu manter a primeira colocação. Entretanto, pouco depois, o belga tentou passar pelo modo ataque, não conseguiu ativar os censores e foi ultrapassado por De Vries.
Uma das melhores brigas da segunda parte da corrida foi quando Dennis tentou ultrapassar Lotterer. Entretanto, o piloto da Porsche fechou de forma bastante dura e quase jogou o adversário da Andretti contra o muro.
Divulgado o resultado dos cinco pilotos que levaram o fanboost, potência extra dada pelos fãs. Giovinazzi foi o mais votado, com Da Costa, Evans, Vandoorne e De Vries também contemplados com a premiação.
André e Jake mais uma vez se encontraram na pista para brigar pela terceira colocação. Dennis conseguiu consumar a ultrapassagem, mas passou reto na freada e voltou a cair para a quarta posição.
Com 11 minutos para o final, vale lembrar que a partir de 2022, a cada 1min de paralisação seja bandeira amarela ou safety-car, 45s são acrescidos no final da prova. Com isso, os competidores teriam 5min15s a mais.
.@JakeDennis19 is reporting issues on the radio. Meanwhile, @sambirdofficial makes an error and @LucasdiGrassi is RIGHT ON HIS TAIL! ⚡️
Less than 10 minutes + 1 lap to go…
Follow LIVE timing here 👉 https://t.co/NqfsxKU5B4
🇸🇦 2022 #DiriyahEPrix pic.twitter.com/sRA7yxLKlq
— Formula E (@FIAFormulaE) January 28, 2022
Dennis e Lotterer de novo brigaram pela terceira colocação e a dupla chegou até mesmo a se tocar. Entretanto, o piloto da Andretti, enfim, conseguiu saltar à frente, enquanto Bird e Di Grassi tentaram se aproveitar da situação.
Pouco depois, foi a vez de Sam também colar na traseira do adversário da Porsche, que logo conseguiu se afastar na pista. Enquanto isso, Lucas pressionava Bird, mas era pressionado também por Frinjs.
O quarteto está bastante colado, separados por pouco tempo. Bird mais uma vez colocou de lado e conseguiu bater Lotterer e pouco depois, foi a vez de Di Grassi também se adiantar em cima do adversário e se colocou em quinto.
The Formula E train has arrived 🚂
Follow LIVE timing here 👉 https://t.co/NqfsxKU5B4
🇸🇦 2022 #DiriyahEPrix pic.twitter.com/GIanPhkKvg
— Formula E (@FIAFormulaE) January 28, 2022
Restando pouco menos de três minutos para a bandeira quadriculada, as baterias dos carros começam a ficar em estado crítico. Boa parte do pelotão já estava abaixo dos 9%, precisando levar o carro até o fim.
Foi no limite da bateria, mas mais uma vez De Vries começou a temporada com a vitória, assim como foi em 2021. Vandoorne completa a dobradinha da Mercedes na corrida 1, enquanto Dennis fechou o pódio da Arábia Saudita.