As recentes alterações técnicas anunciadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fórmula 1, que serão implantadas a partir do GP de Miami, reacenderam o debate sobre o impacto das regras na competitividade. Mesmo fora das pistas desde 2022, o tetracampeão Sebastian Vettel comentou o tema e reforçou as críticas feitas por pilotos atuais.
Durante evento da The Perfect World Foundation, o alemão declarou: “Do ponto de vista esportivo, eu ouço e ecoo as críticas, porque os caras provavelmente são divertidos de dirigir, mas provavelmente não é tão divertido correr por causa dos regulamentos e das dificuldades que vêm com eles”.
Ele também destacou a necessidade de preservar a essência da categoria: “Então, eu me solidarizo com os pilotos e sou muito crítico quanto a não perder o DNA e o coração do esporte, que é encontrar o piloto mais rápido na máquina mais rápida para vencer a corrida”.

Apesar das ressalvas, Vettel demonstrou esperança de que as mudanças tragam benefícios: “Eu vi [as mudanças no regulamento] rapidamente, e espero, do ponto de vista esportivo, que isso deixe os pilotos mais felizes, porque, no fim das contas, os pilotos são a cara do esporte”.
“Se eles saem do carro cheios de adrenalina e muito empolgados, é isso que empolga as pessoas nas telas e também nas arquibancadas”, concluiu, ressaltando o impacto no público.