Ricciardo revela origem de seu apelido na Fórmula 1

Daniel Ricciardo revelou a história por trás de seu icônico apelido ‘Texugo do Mel’, que se tornou um símbolo durante sua carreira na Fórmula 1. O piloto australiano, que passou por equipes como HRT, Toro Rosso (atual Racing Bulls), Red Bull Racing, entre outras, usou o apelido enquanto se destacava por suas ousadas ultrapassagens e estilo de pilotagem agressivo.

Ricciardo explicou que o ‘Texugo do Mel’ é um animal conhecido por sua coragem e atitude feroz, características que, segundo ele, refletiam sua abordagem na pista: “Os texugos do mel são fofos e bonitos, super encantadores. Mas quando alguém tira o que é deles, eles reagem, e acho que isso era meu alter ego quando eu me colocava no volante”, disse Ricciardo, rindo ao relembrar a origem do nome.

O apelido ficou famoso especialmente durante sua passagem pela Red Bull entre 2014 e 2018, onde o australiano se tornou um dos pilotos mais emocionantes de se assistir. No entanto, Ricciardo também compartilhou que, por trás de sua personalidade descontraída e brincalhona, havia uma forte mentalidade de competição, que ele teve de trabalhar ao longo da carreira.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps
Foto: XPB Images

“Eu sou naturalmente mais tranquilo, mas sempre tive esse instinto competitivo”, afirmou Ricciardo. Ele atribui sua evolução como piloto à ajuda de um antigo treinador, Stu Smith, que o ajudou a extrair sua ‘mentalidade de vencedor’ quando necessário. O piloto admitiu que, embora se divertisse e fosse visto como alguém descontraído, havia momentos em que ele precisava se transformar e adotar uma postura mais agressiva na pista, algo que ele reconheceu como essencial para se destacar na F1.

Apesar de não correr na F1 desde sua saída da equipe Racing Bulls após o GP de Singapura do ano passado, Ricciardo mantém seu legado como um dos pilotos mais carismáticos e imprevisíveis da história recente da Fórmula 1.