Programa de motor da Red Bull pode funcionar para 2022

A Red Bull pode operar seu próprio programa de motores em 2022, de acordo com o Dr. Helmut Marko.

O consultor da equipe viajou diretamente de Istambul recentemente para o Japão para conversar com a Honda, que vai deixar a Fórmula 1 no próximo ano.

A Red Bull quer assumir o controle do IP da Honda e das operações, e executar o programa do motor por si mesma de 2022 até o início dos novos regulamentos em 2025 ou 2026.

“Eu estive no Japão para traçar um conceito financeiro sobre se, e como podemos usar o motor por conta própria a partir de 2022”, confirmou Marko ao Auto Bild.

“Parece bom que possamos administrar isso. Mas o fator decisivo é se o desenvolvimento do motor será congelado a partir de 2022. Caso contrário, não teremos a capacidade de operar essas unidades de potência altamente complicadas.”

“Isso não é chantagem, é um fato.”

A Renault está menos entusiasmada, mas disposta a ceder, enquanto a Mercedes já concordou com o congelamento de 2022 e a Ferrari agora está seguindo o exemplo.

No entanto, Mattia Binotto, da Ferrari, disse que parte do congelamento de 2022 seria um mecanismo de “convergência do motor”, permitindo que os fabricantes se desenvolvessem para alcançar rivais mais poderosos.

“Certamente a maneira mais fácil é administrar ou adaptar o fluxo de combustível, mas não acho que haja uma conclusão ainda, tudo faz parte da discussão que estamos tendo”, disse ele.

Wolff, da Mercedes, não gosta nada dessa perspectiva, dizendo que seria, “o começo do fim para a Fórmula 1”.

“Já vi coisas semelhantes na DTM e a única coisa que ouvi depois das corridas foi ‘Bem, teria ganho se não tivesse 5kg de lastro no carro’.”

“Portanto, não, a Fórmula 1 deve ficar o mais longe possível dessas coisas”, acrescentou Wolff.

No entanto, Marko afirmou que a Red Bull não é a única parte interessada que pressiona por novas maneiras de lidar com os fabricantes de motores no futuro.

“Não fomos apenas nós que fazíamos o trabalho de lobby”, disse ele.

“A FIA e a Liberty também estão interessadas. Um congelamento também cortaria drasticamente os custos, então no final só haveria vencedores”, acrescentou.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fittipaldi substituirá Grosjean na Haas:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon