Pirelli enfrenta ‘revolta’ dos pilotos quanto aos pneus 2021

A fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli, está enfrentando uma ‘revolta’ dos pilotos que pode levar ao arquivamento de sua borracha de 2021.

O fabricante italiano está pronto para apresentar uma nova especificação de pneus pela primeira vez em três temporadas no próximo ano.

Mas depois que todos os 20 pilotos testaram o composto finalizado nos treinos livres do GP do Bahrein na sexta-feira, o feedback foi extremamente negativo por ser cerca de um segundo mais lento do que o composto atual, e parece que não houve solução para os problemas de superaquecimento.

O chefe da Pirelli F1, Mario Isola, sugeriu que os ajustes nos carros do próximo ano, principalmente com uma redução no doenforce, irão eventualmente fazer com que o pneu interaja melhor com o carro.

A crença entre os pilotos, no entanto, é que o produto não vai melhorar em um grau suficiente, e eles estão preparados para pressionar para manter a especificação atual.

Embora a Pirelli esteja pronta para outro teste em Abu Dhabi, o piloto da Renault Daniel Ricciardo disse: “Podemos tentar novamente. Não tenho certeza se conseguiremos um resultado diferente.”

“Definitivamente, precisa de muito trabalho. Se eles quiserem trazer outra coisa para tentar, o mínimo que podemos fazer é isso, mas se for um resultado semelhante, então serão muitos pilotos recusando.”

“Se eles puderem nos dar o que temos neste ano para o próximo ano, se nós, como pilotos, pudermos recuar, então imagino que você receberá o mesmo das equipes também.”

“Ainda há alguma esperança de que provavelmente não tenhamos mudança, apenas o que temos agora.”

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, refutou a afirmação de Isola de que mudanças na configuração dos carros do próximo ano fariam a diferença.

“Claro, os carros não estão totalmente ajustados para esses pneus, mas honestamente, a diferença que tivemos no teste não é a configuração, como se você pudesse ajustar algumas coisas”, disse Verstappen.

“Se o pneu não está funcionando. Você pode virar o carro de cabeça para baixo, não vai ser a mesma velocidade. Espero que não os usemos, mas vamos ver.”

Pierre Gasly, da AlphaTauri, não vê nenhum benefício nos novos pneus e espera que as vozes coletivas dos pilotos sejam ouvidas.

“No final, somos nós que sentimos o que acontece na pista, e o feedback que damos é muito valioso para o futuro”, disse Gasly.

“Todos concordamos que esses novos pneus não vão melhorar as corridas porque o problema de superaquecimento não foi resolvido no novo pneu. Definitivamente, vamos mais devagar, por isso não vemos nenhuma razão benéfica para usá-los no próximo ano.”

“Isso é o que vamos apreciar, sermos ouvidos sobre este assunto”, concluiu.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Haas de Grosjean explode depois de forte acidente no GP do Bahrein de F1:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon