Pirelli diz que equipes foram alertadas sobre percorrer toda a corrida com pneus intermediários

A fornecedora de pneus Pirelli afirmou que alertou algumas equipes de Fórmula 1 contra percorrer toda a distância da corrida na Turquia sem trocar por um novo jogo de pneus. Em pista molhada, os pilotos não são obrigados a parar nos boxes, sendo a mudança obrigatória dos pneus apenas relacionada com os compostos secos.

O pneu intermediário tem muitas de suas ranhuras, projetadas para dissipar a água, desgastadas à medida que se aprofundavam na corrida, efetivamente transformando-o em um pneu liso. O piloto da Alpine, Esteban Ocon, foi o único piloto a chegar ao final da corrida em Istambul sem parar, enquanto Lewis Hamilton esticou sua primeira parada até a volta 50.

No entanto, aqueles que pararam no final da corrida sofreram danos, pois a pista começou a secar lentamente conforme as voltas diminuíam. O chefe da Pirelli, Mario Isola, afirmou que a empresa se comunicou com algumas equipes, aconselhando-as a completar a corrida em uma estratégia de parada única.

“Os pilotos que trocaram os pneus nas fases finais da corrida encontraram uma pista um pouco mais seca, levando a um pouco mais de granulação. Aqueles que pararam antes conseguiram limitar a granulação em uma pista mais úmida, e esta foi uma vantagem chave nas condições de chuva intermitente,” disse Isola.

O chefe da Pirelli deu como um exemplo de estratégia perfeita a do piloto vencedor da prova. “Valtteri Bottas executou a estratégia perfeita nas circunstâncias. Uma parada usando os pneus intermediários”

Isola deixou claro que as equipes foram avisadas do risco de permanecer com os mesmos pneus de largada. “Ir para a corrida inteira nos intermediários não era o que aconselharíamos e, na verdade, alertamos algumas equipes para o risco potencial de fazer isso”.

Apesar do aviso da Pirelli, nenhum piloto desistiu da corrida, marcando a terceira vez neste ano que todos os 20 participantes alcançaram a bandeira quadriculada.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon