Parlamentares britânicos criticam a F1 em posicionamento sobre direitos humanos

A Fórmula 1 visita vários países todos os anos e com a adição da Arábia Saudita no calendário do próximo ano, a discussão sobre direitos humanos reacendeu-se. Alguns países do Oriente Médio não estão tão próximos do padrão ocidental, como o Bahrein.

Um grupo de 30 parlamentares de diferentes partidos no Reino Unido pediu a Fórmula 1 para “encorajar o Bahrein a respeitar os direitos humanos”, informou a BBC. Este grupo escreveu uma carta aos chefes da F1, pedindo-lhes que implementassem sua política de direitos humanos.

“Escrevemos para expressar preocupação com o fato de o Grande Prêmio do Bahrein ser explorado pelo governo do Bahrein para ‘fazer uma lavagem esportiva’, em seus registros de direitos humanos”, diz a carta redigida e enviada por Layla Moran em nome do grupo.

“É profundamente decepcionante não termos visto mais progresso da F1 no que diz respeito à lavagem esportiva e ao histórico de direitos humanos no Bahrein. Não podemos deixar que os direitos humanos sejam uma consideração secundária.”

Andy Slaughter, do Partido Trabalhista, afirmou: “Em um momento em que muitos esportistas estão falando mais claramente sobre questões de direitos humanos e tratando das preocupações de seus fãs, o longo silêncio da Fórmula 1 sobre o terrível histórico de direitos humanos dos países como o Bahrein, que hospeda corridas lucrativas e lavagem esportiva de sua reputação, enquanto reprime seus próprios cidadãos durante o período da corrida, torna-se mais visível e menos defensável.”

No entanto, um representante do governo local afirmou que o país faz tudo ao seu alcance para respeitar os direitos humanos. “O governo do Bahrein leva a proteção dos direitos humanos e da liberdade de expressão de seus cidadãos muito a sério, e isso é explicitamente protegido pela constituição do Bahrein.”

“Isso é evidenciado pelas amplas reformas do governo nessas áreas na última década, que foram implementadas em parceria com ONGs internacionais e bem-vindas por vários governos internacionais.”

Não se sabe se a Fórmula 1 atenderá ao apelo dos parlamentares britânicos, mas de qualquer forma, ainda não houve uma resposta oficial da categoria.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Britânicos elegem Vettel ao invés de Hamilton como o melhor piloto dessa geração:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon