Em uma análise após o GP do Canadá, Peter Windsor avaliou a manobra de Lando Norris que levou ao incidente com seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri. O especialista viu o britânico como culpado e ainda questionou se ele tem o “diferencial” necessário para ser campeão mundial.
O acidente aconteceu na reta final da corrida em Montreal, quando Norris, em quinto lugar, tentou ultrapassar Piastri pela quarta colocação ao passarem pela reta principal do Circuito Gilles Villeneuve. O britânico forçou uma abertura à esquerda, tocou no muro e abandonou a prova. Piastri seguiu sem maiores danos, mas a McLaren perdeu pontos na disputa pelo campeonato de construtores.

Windsor comparou o incidente com um lance entre Lewis Hamilton e Jenson Button no GP do Canadá de 2011: “Oscar estava na linha interna na última curva, e não há chance alguma de que ele simplesmente entregaria essa posição para Lando Norris. Imagino que, na McLaren, eles nunca estiveram nessa situação antes. Não acho que, em alta velocidade, naquela reta, entre os dois pilotos, com Oscar claramente disputando a posição, isso fosse acontecer”, iniciou ele em vídeo no seu canal do YouTube.
“Havia um espaço minúsculo e cada vez menor para Lando Norris tentar pela esquerda, algo parecido com o que aconteceu entre Hamilton e Button, como eu disse, também da McLaren”, continuou o analista. “Lando simplesmente foi para o espaço e parece que não percebeu que o muro do pitlane estava lá. De repente, ele está na grama e bate no muro. Claro, a pista também começa a curvar ali, isso é outro detalhe”, explicou.
“Ele vai ter que pilotar de forma diferente e abordar todo o seu final de semana de corrida de outra maneira se quiser superar Oscar Piastri”, criticou ele. Mesmo assim, Windsor elogiou a honestidade de Norris, que admitiu culpa após o fim da prova. “Achei muito bom como Lando reagiu naquela situação. Quantos pilotos, no lugar dele, teriam feito o mesmo? Se fosse Nigel Mansell, Michael Schumacher ou Niki Lauda, acho que todos teriam arranjado um jeito de culpar o outro piloto ou a equipe”, finalizou.
O incidente entre Norris e Piastri contribuiu para o fim da guinada que o britânico vinha estabelecendo no campeonato. Os dois chegaram em Montreal com apenas 10 pontos de diferença entre eles na tabela de pontos. Agora, o australiano abriu 22 pontos de vantagem na liderança. A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP da Áustria, em 29 de junho.