Médico da FIA, Roberts sobre Grosjean: “Ele tremia muito e a viseira estava derretida”

Romain Grosjean teve sorte de evitar mais queimaduras graves, depois que a viseira do capacete derreteu durante o acidente no GP do Bahrein, revelou o médico da FIA, Ian Roberts.

Roberts chegou a entrar nas chamas para ajudar o piloto da Haas, Grosjean, a escapar por sobre o guard rail, depois que ele e o piloto do carro médico, Alan van der Merwe, se juntaram rapidamente aos fiscais no local.

Ele revelou que a primeira coisa que disse ao piloto francês foi para ele se sentar, e explicou: “Ele estava tremendo muito e sua viseira estava completamente opaca e derretida. Eu tive que tirar seu capacete para verificar se tudo estava bem.”

“Romain tinha um pouco de dor no pé e nas mãos, então, daquele ponto, sabíamos que era seguro movê-lo para o carro médico, um pouco mais de proteção, colocar um pouco de gel nas queimaduras, em seguida, colocá-lo na ambulância e ir para o centro médico.”

Grosjean foi envolvido por uma bola de fogo depois que seu carro se partiu em dois no impacto durante o acidente, mas o piloto francês conseguiu escapar das chamas com pequenas queimaduras.

Essas cenas são extremamente raras na F1, devido aos principais fatores de projetos de segurança em torno dos tanques de combustível, e Roberts revelou que, apesar do forte impacto, a primeira preocupação da equipe médica era verificar os efeitos do fogo.

“A partir desse tipo de coisa, vai haver chama, inalação de fumaça, problemas de vias aéreas, mas nada aconteceu em seu capacete, demos uma olhada em seu capacete também”, disse Roberts, cujo rosto foi um pouco queimado no resgate.

“Quando chegamos foi uma cena muito estranha, onde você tem meio carro apontando na direção errada, e do outro lado da barreira, uma massa de calor. Então, olhando para a direita naquele ponto, pude ver Romain tentando se levantar.”

“Precisávamos de alguma forma de chegar até ele, havia o fiscal lá com o extintor, isso foi apenas o suficiente para afastar a chama, enquanto Romain subia o suficiente para estender a mão e eu puxá-lo para fora da barreira.”

“Olhando para ele clinicamente, ficamos muito felizes do ponto de vista de lesões com risco de vida, então estávamos apenas tentando deixá-lo confortável com as lesões que podíamos ver”, acrescentou.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Haas de Grosjean explode depois de forte acidente no GP do Bahrein de F1:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon