Maioria das equipes quer que a FIA proíba cópias no estilo da Racing Point

Grande parte das equipes da F1 quer que a FIA proíba a abordagem que a Racing Point adotou para projetar seu carro de 2020, de acordo com o CEO da McLaren, Zak Brown.

A Racing Point não escondeu o fato de que o seu RP20 é estreitamente baseado na Mercedes do ano passado. A Renault apresentou dois protestos à FIA sobre o design dos dutos de freio do carro.

Mas, quer esse protesto seja ou não acolhido, Brown diz que a maioria das equipes deseja garantir que regulamentos futuros limitem cópias semelhantes.

“Acho que a maioria das equipes não gosta do que está vendo com esta cópia que a Racing Point fez da Mercedes do ano passado”, disse Brown.

“Legal ou não, acho que teremos que ver como a FIA responde ao protesto. Deixando de lado a legalidade ou não, porque não sabemos, acho que está fora do espírito do que todos pensamos que a Fórmula 1 é, e tem sido.”

A Racing Point foi muito mais longe do que outras equipes no passado ao ‘basear’ seus carros na Mercedes do ano passado, disse Brown.

“Sim, sempre houve um certo grau de cópia, observando o que está sendo feito na asa dianteira ou em um difusor duplo, e acho que isso faz parte do esporte. Mas certamente foi levado ao extremo desta vez, onde eles efetivamente admitiram que replicaram o carro de corrida de outra equipe.”

“Eu não acredito nisso. Eu acho que esse não é o DNA da Fórmula 1.”

Brown não espera que o problema desapareça se os comissários decidirem a favor da Racing Point.

“Acho que o importante é que, a curto prazo, esclarecemos o que aconteceu, isso é apropriado ou não? Mas, independentemente desse resultado, acho que se todos concordamos, e acho que a maioria de nós concorda, não é assim que a Fórmula 1 deve avançar, precisamos garantir que escrevamos regulamentos que impeçam o que aconteceu, de acontecer novamente.”

Foi sugerido por algumas pessoas, que ‘equipes B’, ‘carros de clientes’ ou similares devem ser permitidos no entendimento de que as equipes que os possuem não devem receber tanto prêmio em dinheiro quanto os construtores completos. Mas Brown é contra: “Nós apenas teríamos um sistema de dois níveis na pista”, disse ele. “E acho que a Fórmula 1 perderia sua identidade.”

A FIA deve se pronunciar sobre os protestos da Renault no final desta semana.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 31/07/2020 – Primeiros treinos e hierarquia do grid para o GP da Inglaterra:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes