Lewis Hamilton: no aniversário de 37 anos, relembre momentos marcantes na F1

Lewis Hamilton já é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores pilotos da história da F1. Nesta sexta-feira (7), o inglês faz aniversário e completa 37 anos, onde 15 deles passou competindo na principal categoria do automobilismo mundial.

A história do competidor começou pela McLaren. Novato contra o já bicampeão Fernando Alonso, não se deixou abalar pelo espanhol e chegou chegando, batendo de frente com o companheiro de equipe.

Com o passar dos anos, foi empilhando cada vez mais conquistas, recordes e números que se com Michael Schumacher pareciam imbatíveis, o heptacampeão provou que não. Confira abaixo algumas das mais importantes marcas e momentos de Lewis na F1.

– No GP da Austrália de 2007, sua primeira na categoria, quase chegou à frente de Alonso após ultrapassá-lo na largada. No final, terminou em terceiro, sendo o primeiro piloto a subir ao pódio na primeira corrida da carreira.

– Em 2007, Hamilton não deixou de impressionar. Nas suas nove primeiras corridas no grid da F1, o inglês terminou nada menos que todas no top-3 entre Austrália e Inglaterra, sendo duas delas com vitórias.

– O GP do Canadá daquele mesmo ano, Lewis também fez história mais uma vez. Afinal, foi no circuito canadense que conquistou sua primeira pole-position da carreira.

– Foi na pista nomeada de Gilles Villeneuve também conseguiu a primeira – de muitas – vitórias de sua trajetória de sucesso na F1.

– Não demorou muito para que aquele novato inglês fizesse sua estrela brilhar. Apenas em seu segundo ano no grid conquistou seu primeiro título mundial – sim, naquele marcante GP do Brasil de 2008 que ultrapassou Timo Glock na última volta e bateu Felipe Massa pelo caneco.

– Depois de anos defendendo a McLaren onde conseguiu um título, 21 vitórias e 49 pódios, decidiu mudar de ares e assinar com a Mercedes. Muitos achavam que era uma decisão errada, mas logo na primeira temporada, em 2013, conseguiu sua primeira vitória na Hungria.

– O triunfo de Portugal de 2020 foi extremamente marcante e significativo. Em uma temporada marcada pela Covid-19 e com o circuito entrando quase como tapa buraco, Lewis subiu ao degrau mais alto do pódio e alcançou a vitória 92, batendo o recorde antes de Michael.

Lewis Hamilton, Mercedes, GP da Turquia, Istambul, F1 2021
Lewis Hamilton, Mercedes, GP da Turquia, Istambul, F1 2021 (Foto: XPB Images)

– Ainda falando de vitórias, o GP da Turquia de 2020 vai ficar marcado não apenas na história do sete vezes campeão como também da categoria. Afinal, em um final de semana que a Mercedes parecia inferior às adversárias e Hamilton largou apenas em sexto, conseguiu o triunfo e alcançou seu sétimo título mundial.

– Foi na equipe alemã que o inglês conseguiu grande parte de seus recordes e números impressionantes. No GP da Espanha de 2021, inclusive, alcançou sua pole-position de número 100, primeiro piloto da história a alcançar a marca de três dígitos.

– Não se pode ignorar também todos os títulos conquistados com a marca. Com os canecos de 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2019, igualou o impressionante número de Schumacher ao se tornar heptacampeão.

– Ao longo de sua carreira, Hamilton teve algumas vitórias que marcaram mais do que outras. Um exemplo é o GP da Inglaterra de 2020 quando, na última volta, foi vítima de um estouro de um de seus pneus e levou o carro até a linha de chegada.

– A vitória do GP da Inglaterra de 2021 também ficou marcada – até mesmo por polêmica. Após se envolver em um acidente com Max Verstappen na largada e receber punição de 10s, teve de escalar o pelotão para garantir o triunfo em frente a torcida caseira.

– Não podemos deixar o memorável GP do Brasil de 2021 de fora. Todo o final de semana foi histórico – Hamilton realizou 22 ultrapassagens entre corrida Sprint e a prova do domingo. Ao vencer, pegou a bandeira brasileira, emulou Ayrton Senna e a estendeu orgulhoso no topo do pódio.

– A perda para Nico Rosberg em 2016 foi também marcante. Não por ter perdido, mas por ter adotado uma postura cada vez mais focada e séria, o que resultou na conquista do título nos quatro anos seguintes.

Lewis Hamilton 100ª vitória - GP da Rússia
Foto: Mercedes/Steve Etherington

– Desde que estreou na F1, ainda em 2007, Hamilton conquistou ao menos uma vitória m todas as temporadas.

– Profundo torcedor e adorador de Senna, Lewis ganhou um presente extremamente simbólico. No GP do Canadá de 2017, após conquistar a pole-position, foi presenteado pela família do tricampeão brasileiro com um capacete do competidor, a qual chamou de herói.

– Outro grande momento de 2021 do inglês foi no GP da Emília-Romagna. Após ter perdido a ponta para Max Verstappen, escapou na curva Tosa e parou na brita, mas conseguiu dar ré e saiu da área de escape, retomando em nono. Sem problemas, pois escalou o pelotão e terminou em segundo.

– Em Spa-Francorchamps, em 2020, Hamilton fez um gesto em homenagem ao ator Chadwick Boseman, morto vítima de câncer. Após conquistar a pole-position e a vitória, o piloto fez a pose de Wakanda, nação do Pantera Negra.

– Em 2020, Hamilton faltou pela primeira vez na carreira a uma corrida da F1. No GP do Shakir, o piloto teve de ficar de fora por ter contraído a Covid-19, mas logo retornou para a última prova do ano, em Abu Dhabi, onde terminou em terceiro.

– E não é apenas dentro das pistas que o inglês tem deixado sua marca. Nos últimos anos, tem se mostrado cada vez mais engajado em assuntos como racismo, inclusão e diversidade, tanto que criou a Comissão Hamilton, a Mission 44 e tem usado camisetas de protestos nas corridas.