Lawson e Gasly são punidos e largam do pit lane no GP do Canadá; veja o grid atualizado

Duas mudanças significativas alteraram a formação do grid para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 2025. Os pilotos Liam Lawson, da Visa Cash App Racing Bulls, e Pierre Gasly, da BWT Alpine, foram penalizados pela FIA por infrações técnicas cometidas durante o regime de Parque Fechado, e, como consequência, ambos terão que largar do pit lane neste domingo em Montreal.

As punições foram oficializadas pelos comissários esportivos após análise do relatório do delegado técnico da FIA, conforme os documentos 46 e 47 emitidos na manhã de domingo. As infrações envolvem trocas não autorizadas de componentes das unidades de potência e, no caso de Lawson, alterações adicionais no acerto do carro — medidas proibidas durante o Parque Fechado, a menos que previamente aprovadas pela direção técnica da categoria.

No caso de Liam Lawson, o carro número 30 teve substituídos cinco elementos da unidade de potência: o quinto motor de combustão interna (ICE), o quinto turbo compressor (TC), o quinto MGU-H, além do terceiro Energy Store (ES) e o terceiro controle eletrônico (CE). Segundo o regulamento da F1, cada nova unidade além do limite permitido gera uma penalidade de 10 posições no grid — o que, neste caso, resultaria em 50 posições de punição acumulada.

No entanto, de acordo com o Artigo 42.3 (d) do Regulamento Esportivo da FIA, quando um piloto ultrapassa o limite de 15 posições de punição, ele deve obrigatoriamente largar do final do grid. E como as trocas foram feitas sem autorização do delegado técnico, somando-se ainda a modificação de setup da suspensão em pleno Parque Fechado, os comissários aplicaram a penalidade máxima prevista no Artigo 40.9 (a): largada a partir do pit lane.

Para Pierre Gasly, o cenário foi semelhante, mas menos extenso. O francês trocou a terceira Bateria (ES – Energy Store) e o terceiro controle eletrônico (CE) de sua unidade de potência, também sem aprovação prévia. As mudanças somaram 20 posições de punição, e embora esse valor já exigisse a largada no final do grid, o fato de os componentes terem sido trocados fora das permissões previstas no Parque Fechado também configurou violação do Artigo 40.9. Com isso, Gasly também foi penalizado com a largada obrigatória no pit lane.

O GP do Canadá acontece neste domingo, 15 de junho, às 15h (horário de Brasília), no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. A cobertura completa você acompanha no F1Manai.net, que está in loco com o jornalista Rodrigo França.

Confira o grid de largada do GP do Canadá:
1) George Russell (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4) Kimi Antonelli (Mercedes)
5) Lewis Hamilton (Ferrari)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Charles Leclerc (Ferrari)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Franco Colapinto (Alpine/Renault)
11) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
12) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
13) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
14) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
15) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
16) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
Pit) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
Pit) Pierre Gasly (Alpine/Renault)

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.