Nico Hulkenberg enfim conquistou o que durante anos parecia inalcançável, seu primeiro pódio na Fórmula 1. Após 239 largadas em GPs e várias oportunidades frustradas, o alemão da Sauber cruzou a linha de chegada em terceiro lugar no caótico e imprevisível GP da Inglaterra, disputado sob condições climáticas mistas em Silverstone.
“Demorou, mas chegou”, resumiu Hulkenberg após a corrida. “É meio surreal, para ser honesto. Não sei exatamente como tudo aconteceu, mas foram condições malucas. Foi uma luta pela sobrevivência durante boa parte da prova.”
Partindo da 19ª posição no grid, o experiente piloto de 37 anos apostou em decisões certeiras de estratégia e não cometeu erros em meio à chuva, o que se revelou fundamental para garantir não apenas seu primeiro top-3 na categoria, mas também o fim de um jejum de treze anos sem pódios para a equipe Sauber.
“Acho que estávamos muito bem hoje. As chamadas da equipe certas, os pneus certos no momento certo, sem cometer erros. Incrível”, afirmou o alemão.

Hulkenberg ainda teve de resistir à pressão de Lewis Hamilton nas voltas finais da corrida. O piloto da Ferrari chegou a estar a apenas um segundo do alemão, mas enfrentou dificuldades com pneus intermediários desgastados e terminou mais de dois segundos atrás. Nem mesmo a troca antecipada de Hamilton para pneus de pista seca foi suficiente para ameaçar a posição do piloto da Sauber.
“Eu estava em negação até o último pit stop. Quando ouvi que conseguimos abrir uma boa margem para Lewis com aquela volta a mais, e pensei: ‘Agora temos um pouco de respiro’. Mas ele começou a se aproximar rápido. Foi intenso. Mas nós não quebramos. Sem erros. Estou realmente feliz com isso. Fantástico!”, acrescentou.
Ao impedir o que seria o 13º pódio consecutivo de Hamilton em Silverstone, Hulkenberg brincou: “Achei que ele fosse dar tudo de si aqui, diante da torcida. Mas pensei: ‘Desculpa, pessoal, hoje é o meu dia. Tenho que arriscar’. Estou super feliz. E muito obrigado pela energia e apoio que recebo aqui todos os anos”, finalizou o experiente piloto alemão.