Norris vence o GP da Inglaterra e Hulkenberg conquista primeiro pódio na F1

Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Inglaterra, realizado neste domingo (6) no circuito de Silverstone. O piloto da McLaren aproveitou uma penalidade do seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que perdeu 10 segundos depois de frear bruscamente na frente de Max Verstappen durante um dos vários safety cars da corrida. Foi a oitava vitória da carreira de Norris, a quarta em 2025. A corrida foi marcada pelo clima instável e pelo primeiro pódio de Nico Hulkenberg na Fórmula 1.

Piastri terminou em segundo, mas o grande destaque do dia ficou com a terceira posição de Hulkenberg, da Sauber. O alemão ganhou 16 posições durante o corrida para conquistar o seu primeiro pódio na Fórmula 1 depois de 239 largadas.

Lewis Hamilton até tentou atacar Hulkenberg pela última posição no pódio, mas acabou cinco segundos atrás do piloto da Sauber. No segundo SF-25, Leclerc teve uma corrida cheia de erros e terminou em 14º.

Max Verstappen teve um corrida de altos e baixos em Silverstone. Largando da pole, claramente não tinha ritmo para competir com os McLaren, mas se manteve entre os três primeiros até o último safety car. Na relargada, o holandês perdeu a traseira do RB21, rodou e caiu para trás dos primeiros. Em uma corrida de recuperação, recebeu a bandeira quadriculada na quinta posição.

Pierre Gasly terminou na sexta posição para a Alpine, em uma corrida consistente. Por outro lado, Franco Colapinto nem largou e se juntou aos múltiplos abandonos da corrida – todos eles rookies. Além do argentino, Liam Lawson (Racing Bulls), Gabriel Bortoleto (Sauber), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Kimi Antonelli (Mercedes) não completaram a prova.

A Aston Martin terminou com sua dupla de pilotos no top 10. Lance Stroll ganhou 10 posições ao longo da corrida e terminou em sétimo, enquanto Fernando Alonso foi o nono.

Alexander Albon teve uma corrida tranquila, contrastando com o GP em si, para ser o nono colocado. George Russell, da Mercedes, completou a zona de pontuação depois de uma estratégia que se provou errado ao longo da corrida.

A corrida

A chuva que caiu pouco antes da largada abriu possibilidades de estratégias diferentes. Alguns dos pilotos, ainda na volta de formação, optaram por largar de pneus slicks dos boxes, ao contrário dos intermediários da grande maioria. Foi o caso de Russell, Leclerc, Hadjar, Bearman e Bortoleto.

Na largada, Verstappen manteve a liderança, seguido por Piastri e Norris. Hamilton assumiu a quarta posição, às frente de Gasly e Alonso. Ocon acertou Lawson e o neozelandês abandonou a corrida. Colapinto, que também foi aos boxes para trocar pneus, nem saiu do pit lane.

O safety car virtual foi ativado. Sainz ganhou cinco posições e era P7. Albon, Tsunoda e Hulkenberg, que ganhou 9 posições desde a largada, completava o top 10.

Na relargada, Bortoleto perdeu a traseira na Farm, rodou e acertou as proteções. O brasileiro ainda conseguiu voltar à pista, mas apenas parar parar pouco depois. O piloto da Sauber abandonou a corrida e o safety car virtual foi ativado pela segunda vez. A corrida não havia nem começado direito e já contava com três abandonos.

A segunda relargada veio na volta 8. Piastri se manteve na alça de ataque de Verstappen e assumiu a liderança uma volta depois. O australiano usou o DRS na reta d Hangar e não teve dificuldades para superar o piloto da Red Bull.

A chuva voltou forte na volta 11. Russell foi para os boxes e trocou seus slicks médios por intermediários.

Verstappen passou reto na Bracketts e perdeu a segunda posição para Norris – que já estava colado no holandês. Todo mundo foi para os boxes trocar seus compostos por novos. A McLaren perdeu muito tempo com a parada de Norris (5.1s) e Verstappen retomou a P2.

Albon, que ficou na pista, era o segundo colocado, mas rapidamente foi superado por Verstappen e Norris, enquanto Piastri liderava com 10 segundos de vantagem.

A chuva aumentou consideravelmente e o safety car foi acionado. Norris estava muito perto de Verstappen, mas com tanto spray de água, quase não dava para ver o McLaren do britânico. Piastri liderava, seguido por Verstappen e Norris. Stroll e Hulkenberg completavam os cinco primeiros.

Na Copse, Hadjar bateu na traseira de Antonelli e foi direto para as proteções. Pelo rádio, o piloto da Racing Bulls alegou que não conseguiu ver o Mercedes do italiano. Antonelli abandonou pouco depois, somando cinco abandonos até então – Colapinto, Lawson, Bortoleto, Hadjar e Antonelli, todos eles novatos.

Na volta de entrada do safety car, Piastri freou forte na frente de Verstappen e foi penalizado em 10 segundos. Verstappen perdeu a tração e caiu para 10º. O holandês travou uma disputa acirrada com Albon pela P10 e levou a melhor.

Tsunoda acertou Bearman e foi penalizado em 10 segundos. O piloto da Haas, único novato “sobrevivente” da corrida, era o penúltimo, seguido pelo japonês.

Hamilton era oitavo colocado, mas começou escalar o pelotão. Primeiro, uma dupla ultrapassagem sobre Russell e Ocon, antes de passar por Gasly e assumir a quinta posição – quatro segundos atrás do Hulkenberg.

Hulkenberg já estava muito próximo de Stroll na briga pela última posição do pódio. O uso do DRS foi liberado novamente na volta 34 e o alemão aproveitou para assumir a terceira posição. Hamilton estava muito próximo da disputa e superou Stroll um giro depois para ser quarto colocado.

A pista secava consideravelmente na volta 37, a diferença entre Hulkenberg e Hamilton era de pouco mais de um segundo. Alonso foi o primeiro a colocar pneus slicks e optou pelos médios. Russell fez a mesma opção uma volta depois, acabou rodando em sua volta de aquecimento, mas conseguiu retornar à pista.

Hamilton foi para os boxes na volta 42. Hamilon voltou à pista com pneus slicks macios, atrás de Leclerc, na quinta posição. Hulkenberg também foi aos boxes e voltou com médios, em uma parada lenta da Sauber de 4,6.

Piastri trocou seus intermediários por slicks novos na volta 44 e pagou os 10 segundos de penalidade. Norris assumiu a liderança com 30s de vantagem, mas ainda precisava ir aos boxes trocar seus compostos. Leclerc errou na Stowe foi para a brita, mas conseguiu retornar sem danos. O monegasco era P8.

Na volta 45, Norris fez seu pit-stop e voltou na lierança da corrida, Bearman e Ocon se acertaram e o britânico teve danos no seu VF-25.

Confira o resultado do GP da Inglaterra de F1:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) George Russell (Mercedes)
11) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
12) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
13) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
14) Charles Leclerc (Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
OUT) Kimi Antonelli (Mercedes)
OUT) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
OUT) G.Bortoleto (Sauber/Ferrari)
OUT) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
OUT) Franco Colapinto (Alpine/Renault)

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.