Horner: “F1 é um esporte perigoso e por isso esses pilotos são especiais”

A Fórmula 1 foi surpreendida neste fim de semana com o gravíssimo acidente de Romain Grosjean. O francês felizmente escapou sem grandes consequências. Christian Horner enfatizou o progresso na segurança feito pela FIA e pela categoria.

“Eu acho que o que foi feito não apenas na preparação para esta corrida, mas nos últimos 25-30 anos pela segurança, contribuiu. Cinco anos atrás, um piloto não teria sobrevivido àquele acidente. Acertar um guard rail de frente, passar por ele em uma bola de chamas, e sair do carro, é inacreditável. Todo o crédito deve ir para a FIA. Particularmente Ian e Alan, entrando com capacetes abertos porque não estava claro onde o piloto estava. A segurança desses carros aumentou. Às vezes, dificultamos para a FIA”, disse Horner no comunicado à imprensa online da Red Bull.

A Red Bull, no início, não gostou muito do Halo, assim como alguns pilotos, incluindo Max Verstappen e o próprio Grosjean. No entanto, Horner agora está feliz com a chegada do Halo. “O Halo foi criticado, mas agora tiro o chapéu para ele, porque Romain Grosjean deve sua vida a todas essas medidas. Não apenas no carro, mas no circuito. A forma como os fiscais lidaram com isso. Claro, você está sempre aprendendo e melhorias inevitavelmente serão feitas no futuro”. No entanto, Horner não entende algumas críticas pelo fato da F1 ter mostrado as imagens.

“Eu acho que obviamente eles teriam atrasado os replays se o piloto tivesse se machucado significativamente. O automobilismo é perigoso, tenho certeza de que esse acidente foi capa de vários jornais do mundo todo. A Fórmula 1 é um esporte perigoso, por isso esses pilotos são tão especiais. Eles têm a capacidade de entrar no carro e correr a toda velocidade após um acidente como esse. Esse sempre foi o caso com a Fórmula 1. Eu acho que a sorte no acidente de Romain, é que o piloto sobreviveu relativamente ileso. O que provavelmente não teria acontecido em um período pré-halo, dois ou três anos atrás. O Halo salvou sua vida”, concluiu.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fittipaldi substituirá Grosjean na Haas:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon