O sábado da Red Bull Racing no circuito Red Bull Ring ficou longe do ideal. Max Verstappen encerrou a sessão de classificação do GP da Áustria de Fórmula 1 apenas em sétimo lugar, enquanto Yuki Tsunoda ficou em 18º. Ambos os pilotos relataram dificuldades com o equilíbrio dos carros e condições da pista, o que comprometeu o desempenho da equipe.
Verstappen foi claro ao reconhecer que o final de semana tem sido complicado: “Hoje mais cedo, no TL3, foi melhor que na sessão de classificação, mas ainda estávamos longe do ritmo. O calor não ajudou e o equilíbrio estava fora do ideal. Quando isso acontece, não há muito o que fazer”, disse ele.
O holandês ainda teve sua volta rápida interrompida por uma bandeira amarela causada por Pierre Gasly: “Tive que abortar a volta, e mesmo que tivesse completado, seria algo como P3 ou P4, ainda cinco ou seis décimos atrás da pole. Amanhã não será fácil, mas vamos analisar tudo para tentar fazer o melhor na corrida”, concluiu.
Do outro lado da garagem da Red Bull, Tsunoda expressou frustração com sua eliminação precoce: “É frustrante, especialmente porque o ritmo estava bom durante a semana. Estou cansado de as coisas não acontecerem como queremos”, desabafou. O japonês relatou mudanças de comportamento no carro entre as voltas do Q1: “Algo mudou. Pode ter sido um ajuste de flap, mas o carro estava completamente diferente. Perdemos consistência”, acrescentou.

O chefe da equipe, Christian Horner, reconheceu o revés: “Foi uma sessão de classificação difícil e com falta de sorte para o Max. Ele fez o certo ao reagir à bandeira amarela (provocada por) do Gasly, mas é uma pena. Aquela volta colocaria ele na terceira ou quarta posição.” Sobre Tsunoda, Horner destacou o bom começo no Q1, mas lamentou a eliminação precoce. “Essa pista é imprevisível, e já vimos safety cars influenciando. Frustrante hoje, mas ainda temos boas chances amanhã”, completou Horner.
Com espaço para estratégias alternativas e histórico de corridas movimentadas na Áustria, a Red Bull tentará usar a corrida de domingo para reverter o cenário e buscar pontos importantes.