FIA explica por que Racing Point não precisa usar tokens por peças da Mercedes

Para manter o campo de jogo um pouco mais nivelado, as equipes podem desenvolver apenas algumas partes dos carros e isso por meio de um sistema de tokens (permissões de atualizações limitadas). A Racing Point tem uma vantagem quando se trata do uso do sistema de tokens.

Os regulamentos foram traçados e têm de ser fixos, mas as equipas são sempre criativas para encontrar brechas de que possam tirar vantagem. Além disso, a Racing Point é uma equipe que pode ser considerada um caso único porque pode modificar as peças da Mercedes sem ter que usar um token. Em outras palavras, seu campo de jogo é mais amplo.

A Racing Point não terá que gastar um token se quiserem modificar a caixa de câmbio ou a suspensão onde os clientes da Ferrari como Haas e Alfa Romeo precisam fazer. Isso soa como dois pesos e duas medidas, mas de acordo com o técnico da FIA, Nikolas Tombazis, é uma tempestade em um copo d’água.

Ele explica na Auto, Motor und Sport: “Existem padrões duplos aqui e ali e os argumentos nem sempre são corretos. Algumas equipes, como a Haas, usam peças da Ferrari do mesmo ano. A Racing Point compra peças do carro do ano passado”. A Haas corre com material potencialmente melhor porque é mais recente. O fato de a Ferrari estar indo tão mal agora é um risco neste caso.

“Introduzimos a homologação por motivos de custo. O que a Mercedes e a Racing Point estão fazendo economiza dinheiro para ambas as partes, porque usa material do depósito da Mercedes e o cliente não precisa investir no desenvolvimento dessas peças. A Racing Point não usa essas peças para tornar o carro mais rápido.”

“Você tem que olhar desta forma quando uma equipe sempre usa o último carro (peças) do fabricante. É por isso que não tiramos nenhum token da Racing Point”. Em outras palavras, se a Racing Point tivesse usado peças da Mercedes de 2020, eles teriam que usar os tokens. Usando esse formato, eles contornam o sistema e isso é permitido.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 16/09/2020 – Wolff nega saída da Mercedes, mas pode se afastar da chefia:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes