F1: Zhou diz que negocia com algumas equipes para permanecer na categoria

O piloto da Sauber, Zhou Guanyu, revelou que seu empresário está conversando com diversas equipes da Fórmula 1 para garantir sua permanência na categoria em 2025.

Tanto o contrato de Zhou quanto o de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, terminam no fim deste ano, e pelo menos um deles precisará deixar a equipe, após a confirmação da contratação de Nico Hulkenberg a partir do próximo ano.

A equipe já declarou publicamente que Carlos Sainz é seu principal objetivo para ser parceiro de Hulkenberg, principalmente a partir de 2026, quando a Sauber se tornará equipe oficial da Audi.

Com Bottas sendo cotado para um possível retorno à Williams, Zhou também confirmou conversas com outras equipes que possuem vagas disponíveis na próxima temporada.

O apoio financeiro considerável de Zhou o torna um candidato viável para a vaga de Hulkenberg na Haas. Alpine e Williams também podem estar analisando o chinês como uma opção.

“Estamos monitorando todas essas diferentes opções”, disse Zhou em Mônaco. “É claro que permanecer aqui (Sauber) ainda é uma possibilidade, mas também estou procurando o que é melhor para o meu futuro.”

“É muito importante começar a se movimentar cedo por causa do mercado de pilotos. Vou deixar isso para o Graeme (Lowdon, seu empresário) obviamente. Mas estou fazendo meu trabalho aqui, e já começamos a conversar com várias equipes para entender qual delas tem os melhores interesses e o projeto que eu busco para os próximos anos. Ainda não há nada definido, mas estamos analisando qual é a melhor opção”, acrescentou.

Zhou afirmou que sua intenção de acelerar a definição de seu futuro, tem o objetivo de evitar depender de apenas uma equipe, como aconteceu em temporadas anteriores.

“Este ano, não quero ser o piloto que fica esperando a confirmação final de uma vaga, como foi a situação nos últimos anos”, disse ele. “Quero ser o cara que toma essa decisão, que tenta resolver as coisas mais rápido que os outros. Obviamente, avaliando as opções deste ano, mas ainda estou monitorando para ver qual é a melhor. Se você esperar muito, será tarde demais, com certeza.”

Zhou também não descartou a possibilidade de renovar seu contrato com a Sauber/Audi. “Sim, estamos conversando com Andreas (Seidl, CEO da Sauber) e outras pessoas da equipe, além da Audi. O principal fator é que eles ainda não devem tomar uma decisão no curto prazo, pois acredito que estejam analisando algumas opções.”

“E claro, eu e meu companheiro de equipe continuamos sendo duas das opções. As coisas não vão se mover tão rapidamente nas próximas semanas, com certeza. Mas estamos conversando e eles ainda têm algum interesse. Então, nunca diga nunca, vamos ver o que acontece”, encerrou o piloto chinês.