F1: Zak O’Sullivan estreia na Williams durante TL1 em Abu Dhabi

A Williams Racing anunciou que o promissor piloto de sua academia, Zak O’Sullivan, terá sua primeira exibição pública em um carro de Fórmula 1 durante a primeira sessão de treinos livres (TL1) do Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2023. Esta será uma oportunidade significativa para O’Sullivan, que já conduziu um carro de F1 da Aston Martin em Silverstone após ser agraciado com o prêmio Aston Martin Autosport BRDC.

Contudo, aquela experiência não foi suficiente para que ele atingisse a marca necessária de 300 km “em um carro de F1 representativo e em velocidade constante de corrida” para se qualificar para a superlicença de prática da FIA. Portanto, a Williams organizou para que O’Sullivan acumulasse a quilometragem faltante em um carro de F1 com dois anos de idade, o que lhe permitiu estar apto para a oportunidade em Abu Dhabi.

Recentemente confirmado na Formula 2 com a ART Grand Prix para a próxima temporada, após terminar como vice-campeão na Formula 3 este ano, o jovem de 18 anos substituirá Alex Albon no TL1 no circuito de Yas Marina. Isso garante que a Williams cumpra a regulamentação da FIA que exige que cada piloto de corrida em cada equipe ceda uma sessão de TL1 para um piloto novato que tenha iniciado no máximo dois grandes prêmios.

Logan Sargeant, que atualmente está em sua primeira campanha de F1, já contou para os critérios quando fez uma aparição no início da temporada no Bahrein.

Além da TL1, O’Sullivan também participará do teste de jovens pilotos após a conclusão do fim de semana do GP de Abu Dhabi da F1.

“Estou realmente animado para participar do TL1 em Abu Dhabi”, disse O’Sullivan. “Mal posso esperar para dirigir o FW45 pela primeira vez e adquirir uma boa experiência. Além disso, estarei de volta ao carro para o teste de pós-temporada para aprimorar meu desenvolvimento com a equipe. Agradeço imensamente à Williams Racing pela oportunidade e por confiarem em mim para dirigir o carro de 2023.”

Franco Colapinto, também membro da academia júnior da Williams, realizará sua primeira corrida em um carro de F1 ao lado de O’Sullivan no teste de pós-temporada.

O argentino, que ficou em quarto lugar na F3, fará a transição para a F2 em Abu Dhabi este ano antes de uma temporada completa na série com a MP Motorsport na próxima temporada.

“Sou extremamente grato à Williams Racing por me dar a oportunidade de dirigir um carro de F1 no meu primeiro ano na Academia”, expressou Colapinto. “Estou sonhando com este dia desde criança e trabalhei muito para isso. Ter esta chance no teste oficial de jovens pilotos é uma verdadeira honra.”

Sven Smeets, Diretor Esportivo da Williams, acrescentou: “Tanto Zak quanto Franco tiveram temporadas impressionantes na Formula 3 e agora estamos ansiosos para dar-lhes a oportunidade de dirigir o FW45 em Abu Dhabi para ajudar em seu desenvolvimento como parte de seus papéis na Williams Racing Driver Academy. Ambos demonstraram alto nível de entendimento e maturidade durante o trabalho de simulador realizado em Grove. Sei que ambos estarão trabalhando duro em preparação para esta experiência e tirarão o máximo proveito dela.”