F1: Wolff brinca sobre acordo com McLaren: “Não foi minha escolha mais inteligente”

Toto Wolff fez um comentário bem-humorado sobre o acordo de fornecimento de motores para a McLaren, admitindo que a decisão pode não ter sido a mais estratégica por parte da Mercedes. O contrato atual prevê que a McLaren seja cliente da fabricante alemã até 2030. Wolff destacou a evolução impressionante da McLaren, que, em algumas corridas, tem conseguido extrair mais desempenho dos motores Mercedes do que a própria equipe:

“Olhe onde eles estavam três, quatro anos atrás, quando assinamos o acordo para usarem nossos motores. Eles estavam em 18º, e na época foi uma decisão fácil”, disse Wolff. “Mas, com o conhecimento de hoje, não sei se foi a escolha mais inteligente da minha vida, haha. Eles se estruturaram muito bem e por isso performam de forma excepcional, principalmente no calor”, afirmou.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 and George Russell (GBR) Mercedes AMG F1 W16 battle for position.
Foto: XPB Images

Enquanto a McLaren se destaca em temperaturas altas, a Mercedes tem tido desempenhos oscilantes. No GP do Canadá, em condições mais frias, a equipe de Brackley teve o carro mais rápido, garantindo a vitória de George Russell e o pódio de Kimi Antonelli. Já na Áustria, sob calor intenso, a Mercedes ficou mais de um minuto atrás da liderança.

“Em Montreal, fomos bem no frio, mas na Áustria, há anos sabemos que a McLaren é a melhor”, explicou Wolff. “É bizarro como a diferença de desempenho é grande entre circuitos e condições com esses carros de efeito solo. Vencer em um fim de semana e ficar um minuto atrás no seguinte é inaceitável para uma equipe como a nossa”, finalizou o chefe da escuderia alemã.

Atualmente a McLaren domina o campeonato de construtores com 460 pontos, enquanto a Mercedes é a terceira colocada com 210. A próxima etapa é o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, entre os dias 25 e 27 de julho.