A Williams anunciou nesta quinta-feira (19), a renovação de contrato do atual chefe de equipe, James Vowles. A medida, que terá longo prazo, é uma forma do time britânico continuar o processo de reestruturação dentro da Fórmula 1, que vem mostrando resultados principalmente na atual temporada.
Vowles assumiu o comando da equipe em 2023, após anos ao lado de Toto Wolff na Mercedes. Uma de suas principais medidas foi a contratação de Alexander Albon, que havia deixado a Red Bull após altos e baixos. Na Williams, desde suas primeiras corridas, o tailandês demonstrou boa sintonia com a equipe e os resultados começaram a chegar aos poucos.
No ano passado, já com um carro um pouco mais estruturado, a equipe sofreu com seu segundo piloto. O norte-americano Logan Sargeant não conseguiu entregar resultados e foi substituído pelo novato Franco Colapinto. Mas o argentino não foi mantido para 2025. Em seu lugar, após uma longa negociação, Vowles conseguiu trazer o espanhol Carlos Sainz, que perdeu sua vaga na Ferrari para Lewis Hamilton.

A atual dupla de pilotos, alinhada aos melhoramentos que o dirigente conseguiu trabalhar dentro da equipe, está dando resultados: a Williams está tendo seu melhor começo de temporada desde 2016, mesmo com as dificuldades de adaptação de Sainz. A equipe já soma 55 pontos no campeonato e é a quinta colocada nos construtores. Um resultado que não a coloca entre as grandes, mas que demonstra a evolução do time nas mãos de Vowles.
“Estou muito feliz em assinar um novo contrato com a Williams, que já parece minha casa desde o primeiro dia. Esta equipe icônica já me proporcionou memórias incríveis, e estamos todos unidos em nossa ambição de honrar nosso legado e vencer Campeonatos Mundiais novamente. Nos últimos dois anos, nos concentramos em consolidar as bases, e agora temos uma plataforma para buscar a glória nos próximos anos”, afirmou Vowles.
O presidente da Dorilton Capital, proprietária da equipe, também expressou seu contentamento: “Estamos muito felizes que James tenha assinado um novo contrato com a Williams e comprometido seu futuro para concluir a missão que estamos trilhando juntos. Ele trouxe experiência, energia e liderança estratégica para a tarefa de levar a Williams de volta ao degrau mais alto do pódio. Ainda não chegamos lá, mas é possível sentir o impulso que estamos criando em Grove e estamos animados com o que está por vir.”