F1: Williams acredita em chance de recuperação após classificação marcada por danos

A equipe Williams teve uma sessão de classificação desafiadora neste sábado (28) no Red Bull Ring, mas ainda mantém esperanças de um bom desempenho no GP da Áustria de Fórmula 1. Alex Albon vai largar em 12º, enquanto Carlos Sainz sairá apenas da 19ª posição, após ambos sofrerem danos em seus carros durante a sessão.

Albon revelou que o assoalho de seu carro foi avariado logo no Q1, o que comprometeu o rendimento no restante da sessão de classificação. Apesar disso, ele se mostrou satisfeito com o que conseguiu extrair do FW46: “Acho que, sem o dano, teríamos passado para o Q3. Os mecânicos fizeram um trabalho fantástico para remendar o assoalho e voltarmos à pista. Tivemos que abortar a tentativa com pneus novos no Q2 por causa da bandeira vermelha, e mesmo usando compostos usados em um carro danificado, conseguimos o 12º lugar. Estou feliz com isso.”

O tailandês-britânico acredita que há boas chances de recuperação no domingo: “Houve lampejos de ritmo no Q1, mas não conseguimos repetir com o carro danificado. Ainda assim, estou otimista com a corrida e acho que podemos conquistar pontos”, concluiu.

Sainz teve mais dificuldades. O espanhol enfrentou um problema nos freios já no início da sessão, que fazia o carro puxar para o lado nas frenagens. Na tentativa de lidar com o desequilíbrio, ele acabou danificando o assoalho: “Foi uma sessão de classificação frustrante. O carro estava impossível de pilotar. Precisamos nos unir como equipe e revisar o que está causando essa sequência ruim nos treinos classificatórios, especialmente com os pneus macios.”

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

Mesmo com o revés, Sainz mantém esperanças: “Nos treinos livres de sexta-feira, o ritmo de corrida parecia bom. Vou dar tudo amanhã para tentar recuperar e chegar na zona de pontuação”, acrescentou.

O chefe da equipe, James Vowles, explicou que os danos ocorreram por conta do uso extremo das zebras do circuito austríaco: “Identificamos danos no assoalho dos carros de Carlos e Alex durante a sessão de classificação. As zebras aqui são agressivas e, para sermos competitivos nesse grid tão apertado, precisamos explorar cada milímetro da pista, mas isso nos custou desempenho hoje. Vamos reparar tudo durante a noite e voltar prontos para lutar. O ritmo na sexta-feira foi promissor e ainda acredito que teremos um bom carro na corrida, embora tenhamos bastante terreno para recuperar”, completou Vowles.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.