F1: Wheatley destaca maturidade de Bortoleto em sua temporada de estreia

Jonathan Wheatley, chefe da equipe Sauber, revelou que a maior surpresa em relação a Gabriel Bortoleto nesta temporada de estreia do piloto brasileiro na Fórmula 1, foi sua maturidade. Bortoleto, que deu o salto para a F1 após conquistar o título da Fórmula 2 em 2024, tem impressionado tanto pela sua postura dentro da pista quanto fora dela.

Em seu primeiro ano na principal categoria do automobilismo, Bortoleto tem mostrado uma habilidade excepcional de lidar com os desafios naturais de um novato: “Quando você considera sua idade e como ele lida com as frustrações e as coisas naturais que você imaginaria de um piloto em sua primeira temporada, ele as enfrenta com uma maturidade impressionante”, disse Wheatley.

Até agora, Bortoleto conseguiu marcar pontos em cinco corridas, com um sexto lugar no GP da Hungria sendo seu melhor resultado na temporada por enquanto. Essa consistência tem sido fundamental para a Sauber, que também com o experiente Nico Hulkenberg, somou sessenta pontos até o momento, ficando em P9, com quarenta pontos a mais que a última colocada, Alpine.

Wheatley também destacou o trabalho árduo do brasileiro, que se dedica intensamente aos treinos no simulador e tem demonstrado uma grande habilidade em integrar sua equipe de engenharia: “Ele está sempre no simulador quando pode. Além disso, a maneira como ele construiu sua relação com a equipe de engenharia e como todos trabalham juntos tem sido muito encorajadora”, afirmou o chefe da equipe.

Outro ponto que impressionou Wheatley foi a forma como Bortoleto se adapta a circuitos mais desafiadores: “Quando ele chega a um circuito complicado, ele vai construindo seu ritmo. Em Mônaco, por exemplo, sua única batida foi durante a corrida. O mesmo aconteceu em Baku e em Singapura. Ele tem uma abordagem muito madura, e isso me dá muita confiança em seu desempenho”.

Jonathan Wheatley (GBR) Sauber Team Principal.
Foto: XPB Images

Com a Sauber brigando para ficar no pelotão intermediário, com apenas doze pontos separando a equipe da Racing Bulls que está na sexta posição, Wheatley mostrou otimismo quanto ao futuro: “Estamos tomando cada corrida como uma etapa de cada vez. A concorrência está muito apertada, e quem cometer menos erros vai levar a melhor no final”, acrescentou.

Apesar da forte disputa no meio do pelotão, Wheatley expressou sua satisfação com o momento da equipe: “Estou amando nossa temporada. A competição está intensa, com margens muito apertadas, e as decisões sendo muito próximas. Estou aproveitando muito a temporada”, completou.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.