Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, admitiu que as duas próximas etapas da Fórmula 1, na Áustria e em Silverstone, serão decisivas para o futuro de Max Verstappen na luta pelo título este ano. A Red Bull levará uma atualização importante para o RB21, e o resultado dessa atualização deve definir se a equipe seguirá investindo no carro de 2025 ou se mudará o foco para a próxima temporada.
Mesmo com um desempenho abaixo do esperado ao longo do ano, Verstappen ainda ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos, 43 pontos atrás de Oscar Piastri, líder com a McLaren. Para Marko, no entanto, manter-se competitivo dependerá diretamente do sucesso da atualização programada para o GP da Áustria.
“Temos uma atualização para a Áustria, que será refinada em Silverstone. Mas se não funcionar, vai ser muito difícil no campeonato. Como se já não estivesse complicado o suficiente”, disse ele ao jornal Kleine Zeitung.
O RB21 vem sofrendo com problemas recorrentes de instabilidade sobre zebras, subesterço e uma janela de desempenho bastante estreita. Segundo Marko, se as melhorias previstas não surtirem efeito, a Red Bull pode interromper o desenvolvimento do carro ainda neste ciclo.
“Em algum momento, teremos que dizer: ‘Chegamos ao limite em termos de desenvolvimento’. Isso tem a ver com o tempo que leva para desenvolver uma peça e com o teto orçamentário. A questão é onde queremos investir nossos recursos. Depois de Silverstone, ou no mais tardar em Spa, será tomada a decisão de concentrar totalmente os esforços no carro novo”, acrescentou.

A temporada de 2026 marcará uma das maiores mudanças de regulamentos na história da F1, com novas regras técnicas e a estreia da unidade de potência desenvolvida internamente pela Red Bull, em parceria com a Ford. Apesar do cenário desafiador, a equipe ainda espera manter Verstappen na briga até o fim do ano.
Com o fraco desempenho de Yuki Tsunoda contribuindo pouco na pontuação do campeonato de construtores, a Red Bull tem no tetracampeão sua principal, e talvez única, esperança de título em 2025. Se o novo pacote aerodinâmico não trouxer ganhos significativos, o time pode optar por encerrar prematuramente o ciclo do RB21.