F1: Vasseur confirma atualização para Silverstone, mas não acredita em grande avanço

A Ferrari confirmou que irá introduzir uma nova atualização técnica em seu carro, com expectativa que isso aconteça antes do GP da Inglaterra de Fórmula 1. A informação foi revelada por Frédéric Vasseur, chefe da equipe, após o GP do Canadá. No entanto, o dirigente pediu moderação quanto às expectativas de impacto imediato.

“Vamos lançar uma atualização em breve, antes de Silverstone”, afirmou Vasseur. “E talvez outra um pouco mais tarde”. Embora a data exata não tenha sido confirmada, é possível que a novidade já esteja presente no GP da Áustria neste próximo final de semana.

A introdução das novas peças chega em um momento de crescente pressão. Nas últimas corridas, a Ferrari tem sido superada por McLaren, Red Bull e Mercedes, e apresentou desempenho inconsistente, com dificuldades de acerto e confiabilidade. No Canadá, mesmo com o abandono de Lando Norris, os carros da equipe cruzaram a linha de chegada apenas em quinto e sexto lugares.

Mesmo com essa busca por evolução, Vasseur alerta que, nesta fase final do atual ciclo regulatório, não há mais espaço para saltos significativos de performance: “Estamos no fim do atual regulamento. Se você apresenta algo hoje, é mais uma questão de centésimos do que de décimos.”

Ele também destacou que, além do componente técnico, é essencial saber extrair desempenho das atualizações: “No passado, já tivemos situações em que uma atualização chegava, mas levávamos uma ou duas corridas para ajustar o carro ao novo pacote”, disse ele.

Frederic Vasseur (FRA), Scuderia Ferrari
Foto: XPB Images

Segundo o dirigente, em um cenário tão equilibrado como o atual, até pequenas perdas podem custar caro: “Se uma peça oferece dois ou três pontos a menos de downforce, isso tem um efeito imediato, não necessariamente no tempo de volta, mas na posição. E no fim, o que conta são as posições”, acrescentou.

Na prova em Montreal, a Ferrari ficou, em média, três décimos por volta atrás do vencedor George Russell da Mercedes, desempenho inferior ao apresentado por McLaren, Red Bull e a própria Mercedes, que ainda teve Kimi Antonelli no pódio em P3. Para Vasseur, mais do que atualizações, será necessário executar finais de semana impecáveis para acompanhar o ritmo dos concorrentes: “Isso é mais importante hoje do que o puro potencial de desenvolvimento”, finalizou o francês.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.