F1: Vasseur aposta em confiança e estratégia para sucesso da Ferrari, segundo analista

A Ferrari vem surpreendendo no campeonato de construtores da Fórmula 1 em 2024, diminuindo consideravelmente a diferença para a Red Bull. A equipe italiana já venceu duas corridas em 2024, com Carlos Sainz na Austrália e Charles Leclerc conquistando o GP de Mônaco. No podcast da Sky Sports, a analista de estratégias Bernie Collins, explicou como o chefe de equipe Frederic Vasseur transformou a Ferrari desde sua chegada em 2023.

“Fred trouxe muita coisa boa para a equipe”, disse Collins. “Teve uma entrevista dele durante o GP do Japão que me marcou bastante. Ele disse que não se trata do que ele faz, mas de todos no pit wall se sentirem confortáveis para desempenhar suas funções. Acredito que era isso que faltava na Ferrari.”

Em 2023, a Ferrari terminou em terceiro no mundial de construtores. Atualmente, ocupa a vice-liderança, atrás apenas da Red Bull, e diminuindo cada vez mais a diferença. Para Collins, Vasseur injetou a confiança que faltava à equipe.

“Vasseur tem conseguido trazer a confiança que a Ferrari precisava. Ele garante que todos tenham o que precisam para trabalhar bem e tomar decisões rapidamente. Vimos uma Ferrari muito mais agressiva em termos de estratégia e com decisões mais claras. Isso, somado a bons resultados nas sessões de classificação, os colocou em uma posição de força. A equipe e os pilotos parecem estar bem mais confiantes. Muito disso é mérito de Fred. Ele é tranquilo, acessível, e parece contagiar a equipe com essa serenidade. Um time confiante e em ascensão certamente vai longe”, concluiu a analista.