F1: Troféu do GP do Canadá foi desenhado por inteligência artificial

A Fórmula 1, em parceria com a AWS, vai estrear um troféu inédito no Grande Prêmio do Canadá neste próximo final de semana. A grande novidade é que o desenho da peça não foi criado por um designer humano, mas sim por inteligência artificial (IA).

É a primeira vez que a categoria utiliza IA para gerar um troféu. A iniciativa faz parte do plano da F1 de introduzir ferramentas de inteligência artificial fornecidas pela AWS, para buscar soluções e fomentar a criatividade em diferentes áreas do esporte.

O troféu inédito, criado pela IA, será entregue ao vencedor da corrida no Canadá no próximo domingo. Além disso, a F1 e a AWS convidaram os fãs a participar da brincadeira. Através de um software disponibilizado online, os aficionados poderão criar seus próprios troféus inspirados na Fórmula 1. O vencedor do concurso ganhará ingressos para um GP da temporada 2025.

Em comunicado oficial no site da F1, Emily Prazer, Diretora Comercial da categoria, destacou a importância da parceria com a AWS: “Há mais de seis anos, a AWS tem sido um parceiro inestimável, revolucionando o uso de dados para aprimorar a nossa atuação em todo o esporte. O compromisso da AWS com a inovação nos permite ajudar a impulsionar a F1 para o futuro. Estamos empolgados para ver o primeiro troféu inspirado em IA exposto no Canadá neste fim de semana, e dar aos fãs a oportunidade de mostrar seu amor pela F1 através do design de seu próprio troféu.”

Ainda não há detalhes sobre o design final do troféu, que será revelado apenas no domingo. No entanto, sabe-se que a AWS buscou inspiração em ‘designs de troféus clássicos e elegantes’, além dos estudos realizados para o desenvolvimento do carro da F1 de efeito-solo em 2022, projeto no qual a tecnologia da AWS também desempenhou papel fundamental. É esperado que o troféu incorpore elementos como a folha de bordo, símbolo do Canadá, e o Rio St. Lawrence, que corta a cidade de Montreal. A peça em si foi produzida no Reino Unido.