F1: “Só pilote e pare de reclamar”, diz ex-piloto sobre Leclerc

O ex-piloto e atual comentarista italiano, Davide Valsecchi, criticou duramente Charles Leclerc por suas reclamações ao longo do final de semana do GP do Canadá de Fórmula 1. Em sua participação no podcast F1 Nation, o campeão da GP2 em 2012, que também foi piloto de testes da Lotus na F1, não poupou o piloto da Ferrari, destacando a postura negativa do monegasco mesmo após um desempenho marcado por erros.

Leclerc teve um início de fim de semana complicado, ao bater ainda nos primeiros minutos do TL1. A batida impediu sua participação no restante da na sessão e o deixou fora do TL2. No sábado, após mostrar bom ritmo no TL3, o piloto errou em sua volta final no Q3, quando vinha com o melhor tempo no primeiro setor, e terminou apenas com o oitavo tempo no grid.

Na corrida, conseguiu se recuperar até a quinta posição, também beneficiado pelo abandono de Lando Norris da McLaren. Mas o que mais chamou a atenção de Valsecchi foi a quantidade de queixas de Leclerc pelo rádio, principalmente após o episódio em que acusou Isack Hadjar de atrapalhar sua volta rápida na sessão de classificação, deixando o monegasco em ‘ar sujo’.

“Não entendo por que os pilotos continuam reclamando pelo rádio”, disse Valsecchi. “Leclerc estava muito rápido, certo? Teve sete ou oito voltas no TL1, estava no topo da tabela. Depois bateu e perdeu o segundo treino, por culpa dele mesmo.”

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

“Então ele foi bem no TL3, ficou em segundo, mas errou na última tentativa da sessão de classificação e reclamou do Hadjar, que estava bem longe dele. Dá pra dizer que ele estava frustrado porque vinha rápido, mas começou a corrida e continuou reclamando da estratégia pelo rádio”, disse ele.

Para o italiano, o momento pedia mais foco e menos queixas. “Como isso é possível? Num final de semana em que você pode vencer ou brigar pelo pódio, mas comente vários erros, não é hora de reclamar! É hora de pilotar, dizer ‘foi mal’, tentar melhorar e vencer na próxima. Não entendo como a equipe aceita isso”, acrescentou.

Valsecchi concluiu com uma crítica direta: “Não entendo como ninguém diz pra ele: ‘Cale a boca e pilote’. Por favor, você é um dos melhores do mundo, apenas pilote!”, finalizou.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.