F1: Segundo Alonso, as regras podem ser esquecidas no “calor da disputa”

Fernando Alonso, piloto mais experiente do atual grid da Fórmula 1, defende que é difícil lembrar de todas as regras durante a ‘pegada’ de uma corrida.

O tema das punições tem sido bastante discutido nas últimas semanas, principalmente após a colisão entre Lando Norris e Max Verstappen no GP da Áustria.

Alonso acredita que as regras podem ser esquecidas no ‘calor’ das disputas, já que os pilotos confiam uns nos outros para correr de forma justa. “Você sempre corre confiando nos outros pilotos”, disse Alonso. “As regras você esquece por um momento quando está no calor da batalha, lutando por pontos, pódios e às vezes até campeonatos.”

“Eu disputei títulos em campeonatos em cinco vezes na última corrida da temporada. Como você consegue pensar nas regras naquele momento? Você tenta ultrapassar, defender e ser justo. É preciso haver confiança entre os pilotos. É assim que sempre corremos”, afirmou o piloto da Aston Martin.

Alonso, que já se envolveu em diversos acidentes ao longo da carreira, disse que não teve tempo de rever a batida entre Norris e Verstappen antes do GP da Inglaterra, por conta da renovação de seu passaporte.

O bicampeão também destacou que colisões entre os líderes de uma corrida, costumam gerar punições mais severas do que acidentes no pelotão intermediário, que muitas vezes sequer são televisionados.

“Qualquer incidente entre os líderes terá muito mais repercussão. Às vezes você tem acidentes entre o décimo quarto e décimo quinto colocado, e isso nem vai ao ar e não há punições. É difícil opinar. Eu não vi os detalhes da batida entre Norris e Verstappen”, finalizou o piloto espanhol.