Carlos Sainz pode estar prestes a surpreender o mercado da Fórmula 1. De acordo com o Motorsport.com, a Williams surgiu como uma inesperada candidata a fechar contrato com o espanhol para a temporada de 2025.
O futuro de Sainz vem sendo alvo de muita especulação nas últimas semanas, já que o piloto busca definir seu destino para o próximo ano. Sabe-se que ele tem uma oferta da Sauber para um contrato de longo prazo, válido até a transição da equipe para se tornar o time oficial da Audi a partir de 2026.
A fabricante alemã deseja uma decisão rápida para definir sua dupla de pilotos já no próximo ano, ainda com o nome Sauber, e focar em outros aspectos fundamentais para o futuro a longo prazo. No entanto, Sainz prefere não se precipitar, já que ainda existem potenciais oportunidades na Red Bull e na Mercedes.
Essas chances, porém, parecem estar diminuindo. A Red Bull deve manter Sergio Perez com um contrato de um ano, enquanto a Mercedes caminha para promover Andrea Kimi Antonelli da Fórmula 2.
No entanto, o Motorsport.com, apurou que Sainz está negociando com a Williams para saber o que a equipe pode oferecer, considerando os ambiciosos objetivos que a equipe está traçando para o futuro.
A Williams já tem Alex Albon contratado, e o chefe de equipe, James Vowles, vem pressionando por mudanças na infraestrutura para alcançar melhores resultados.
Um dos trunfos da Williams, que pode ser bastante atraente para Sainz, é o acordo de fornecimento de motores Mercedes a partir de 2026. Há rumores de que a fabricante alemã tenha apresentado resultados promissores com o novo design de sua unidade de potência.
Falando no final de semana em Ímola, Vowles disse que a equipe está fazendo de tudo para garantir que seu progresso seja o mais rápido possível nos próximos anos, mesmo que isso signifique um desempenho mediano na atual temporada.
“O carro de 2025 já está sendo projetado”, disse ele. “Estamos fazendo isso para estarmos prontos para 2026 e 2027. Minha mensagem continuará a mesma: Não é que eu não me importe com esses anos antes de 2026, mas quero que sejamos bem-sucedidos no futuro. Para conseguir isso, preciso tomar algumas decisões difíceis para transformar a organização.”
Enquanto muitos suspeitavam que Sainz seria forçado a aceitar a proposta da Audi devido à improbabilidade de acertos com Mercedes e Red Bull, o piloto espanhol deu a entender em Mônaco que a situação pode ser diferente do que se imagina.
“Sei mais do que está aparecendo nos bastidores”, disse ele. “Existem rumores e tudo o mais, mas não se preocupem, não vou revelar nada. Vou colocar todas as opções na mesa e tomar a decisão certa. Só posso dizer que, quando eu abrir minha mente, tudo vai acontecer muito rapidamente. É sobre reunir tudo o que eu sinto que preciso no meu próximo contrato”, finalizou o piloto espanhol.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.